O auditório do Parque Tecnológico do Vale do Tejo, em Abrantes, recebeu a iniciativa “INOV & IDEIAS”, evento que apresentou dois programas de aceleração na área do empreendedorismo e inovação, o seu enquadramento no âmbito de algumas medidas de apoio ao empreendedorismo existentes no PORTUGAL2020. A iniciativa pretendeu promover uma conversa esclarecedora sobre os aspectos a ter em conta quando se desenvolve uma ideia de negócio. Contou com a intervenção de Paulo Santos, que iniciou o seu discurso a explicar em que consiste a RIERC – Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro, e de seguida apresentou o acelerador de ideias de base tecnológica e criativa SPIN+. “As inscrições no programa são de 19 de Setembro a 2 de Outubro, no site da RIERC, e serão seleccionados os 15 melhores concorrentes”, afirmou Paulo Santos. SPIN+ é um programa de aceleração focado no desenho e validação de modelos de negócio que valorizem o conhecimento de base tecnológico e a sua orientação para o mercado, estimula a criatividade, minimiza o risco de apostas em projectos não sustentáveis, levando os empreendedores a testarem os seus produtos / serviços junto de potenciais clientes, com o objetivo de criação de Startups competitivas.
“Nós somos uma espécie de pivô, em que trazem as vossas dificuldades e nós transmitimos e tentamos ajudar, concluiu Paulo Santos incentivando à inscrição em: https://rierc.pt/news/6.
Pedro Saraiva apresentou o concurso Arrisca C- Concurso de ideias e conceitos de negócios que visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspectiva a criação de novas empresas. “As candidaturas estão abertas desde o início do mês de julho até 31 de outubro. Saiam da vossa zona de conforto e inscrevam-se”, concluiu o mesmo incentivando a inscreverem-se em: http://www.uc.pt/gats/eventos_e_iniciativas/a_decorrer/arrisca_c/candidaturas_fases.
“Saí da tua zona de conforto, confortavelmente”, iniciou José Vale, da Agência para a Competitividade e Inovação, I.P, a sua apresentação sucinta do esquema de apoios disponibilizados pelo Governo Português aos empreendedores em busca de concretizar uma ideia de negócio. “Apoiar os empreendedores é importante, mas também é necessário conceber melhores condições para os que já existem”, aluiu. “Posso ter um grande projeto e ser muito bom, mas se não souber vender a ideia não vai a lado nenhum. O dinheiro não é nosso, logo tenho que criar condições para atrair a minha ideia ou o meu negócio”, afirmou José Vale.
Existem apoios com candidaturas abertas em “regime contínuo e a equipa esta sempre disponível para dar conselhos de graça. Tentamos sempre arranjar as melhores condições”, finalizou José Vale. Rui Brazão (Poder dos Comportamentos) e João Gil da (Panorama Global) foram os dois testemunhos de projectos apoiados pela TAGUSVALLEY no seu desenvolvimento empresarial. João Gil explicou uma nova área de negócio iniciada há 3 anos, carnes de caça, que teve como origem o contacto com a equipa vencedora do último concurso de ideias da TAGUSVALLEY. Rui Brazão descreveu a importância da sua participação da 1ª edição do SPIN+.
No final do evento foram ainda anunciados os 10 premiados da 1ª Edição do acelerador de ideias SPIN+, com um valor de 50.000€.