ABRANTES – Sporting Clube de Portugal vence XIV Torneio Internacional de...

ABRANTES – Sporting Clube de Portugal vence XIV Torneio Internacional de Iniciados

Durante três dias, Abrantes foi a capital do futebol de formação com a realização do Torneio Internacional de Iniciados que teve como patrono João Santos, Treinador Nacional Sub-15, presente nos nove jogos que integraram este evento que passou pelos campos do Pego, Alferrarede, Tramagal e Cidade Desportiva de Abrantes.
Na manhã deste domingo, 7 de agosto, decorreram os jogos para apuramento dos 6º, 5º, 4º e 3º lugares que foram atribuídos às equipas da Seleção Concelhia de Abrantes, Real Clube Celta de Vigo, Vitória Sport Clube e Futebol Clube do Porto, respetivamente.
A final do Torneio foi disputada entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, tendo o clube leonino saído vencedor após grandes penalidades por 2-1.
O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, em jeito de balanço da prova desportiva salientou que “foi um regresso em cheio, tivemos aqui as melhores equipas do país e também o Celta de Vigo que é uma equipa muito competitiva. O facto dos nossos jovens da nossa Seleção Concelhia participarem neste Torneio é um elemento fundamental para a vontade de continuar este Torneio porque precisamos que eles aprendam e convivam com momentos desportivos competitivos mais elevados”, acrescentando que “temos um Torneio com um nível muito elevado, do ponto de vista competitivo, mas do ponto de vista de convívio é também muito importante, tivemos a nossa cidade com muita gente para esta festa do futebol de formação”.
“O Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes vai-se afirmando cada vez mais, já passaram por este Torneio jogadores de topo mundial, que hoje estão em Portugal a jogar na 1ª Liga e outros em competições internacionais, como a liga inglesa e espanhola”, destacou Manuel Jorge Valamatos referindo que a qualidade deste evento é para manter nos próximos anos.
João Santos, Treinador Nacional Sub-15 e patrono da edição deste ano do Torneio de Iniciados de Abrantes, parabenizou o Município por retomar este torneio após dois anos de interregno e destacou que “para nós, treinadores nacionais, este é um momento importante porque podemos ver aqui, antes de começar a época, a maior parte das equipas nacionais deste escalão que nos permite analisar um conjunto de jogadores que mais tarde vão representar a Seleção Nacional Sub-15. Para as equipas, é também um momento importante porque a época vai começar e este é um torneio com um nível competitivo bastante exigente e permite-lhes entrar mais preparados e até ter a noção dos adversários que vão enfrentar”.
Para João Santos, este Torneio “é um momento de aprendizagem, todos apreendem e todos ganham neste Torneio, quer as equipas que são do futebol nacional, quer para os jogadores da Seleção Concelhia porque são expostos perante dificuldades enormes que não estão habituados no dia a dia, mas que ao fim de três jogos competitivos com grandes dificuldades, qualquer um deles vai fazer um balanço sobre o que precisa de melhorar e trabalhar para potenciar o seu talento”.
Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Vitória Sport Clube, Real Club Celta de Vigo e a Seleção Concelhia de Abrantes, orientada por Miguel Marques, foram as equipas participantes na edição de 2022 do Torneio Internacional de Iniciados.
A Seleção Concelhia de Abrantes foi composta por atletas do Tramagal Sport União, do Sport Abrantes e Benfica, do Núcleo Sportinguista de Alferrarede e da Casa do Povo do Pego, num total de 21 convocados.
O Torneio Internacional de Iniciados foi organizado pelo Município de Abrantes, pela décima quarta vez, e homologado pela Federação Portuguesa de Futebol e tem como objetivo valorizar e sublinhar a importância do notável trabalho, que se desenvolve em Abrantes com regularidade, nos escalões de formação na área do futebol. Além da valorização dos nossos atletas representados na Seleção Concelhia, que jogaram com equipas e atletas de patamares qualitativos e competitivos elevados, este evento de âmbito internacional contribui para o desenvolvimento desportivo do concelho.