Início AGENDA ABRANTES – Sessões de esclarecimento sobre os apoios do DLBC Rural com...

ABRANTES – Sessões de esclarecimento sobre os apoios do DLBC Rural com concurso aberto no Ribatejo Interior

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai dinamizar, em Abril, quatro sessões de esclarecimento sobre as medidas para as quais está a receber candidaturas de projectos em Abrantes, Constância e Sardoal aos apoios, inseridos no Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC Rural). No dia 17 deste mês, a reunião de trabalho será acolhida no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal. Já a 19 e a 20 de Abril serão as acções em Abrantes, que terão lugar nas Juntas de Freguesia de Tramagal e de Mouriscas respectivamente. A última iniciativa terá lugar no Salão Nobre do Município de Constância, no dia 21. Estas sessões serão sempre realizadas às 19h, nos diferentes dias.

Elucidar os potenciais beneficiários, sobre os apoios do DLBC Rural para projectos em Abrantes, Constância e Sardoal, é o objectivo do Grupo de Acção Local (GAL) com estas reuniões. “Pretende-se obter investimentos bem fundamentados, viáveis, com objectivos claros, inovadores e que integrem as dinâmicas do território,”, refere a Técnica Coordenadora da TAGUS. “Para que estimulem a economia, promovam a sustentabilidade ambiental, criem trabalho e sinergias na região, fixem e melhorem as condições de vida da população”, salienta Conceição Pereira.

As sessões de esclarecimento surgem na sequência do GAL do Ribatejo Interior ter candidaturas aberta, desde o final do mês anterior, às operações “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”, “Cadeias Curtas e Mercados Locais” e “Renovação de Aldeias”. A primeira vai estar aberta até 31 de Maio, enquanto as outras duas terão o prazo alargado a 30 de Junho de 2017. Os investimentos nestas operações, âmbito da iniciativa comunitária da abordagem LEADER, do Portugal 2020, promovida pelo PDR2020 e co-financiada pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), podem ir até aos 200 mil euros de investimento por projecto e as aprovadas serão apoiadas em 50 por cento das suas despesas elegíveis, com a excepção da linha destinada aos pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas em que o máximo de comparticipação é de 45 por cento. Para inscrição nas sessões de esclarecimento e mais informações sobre os concursos abertos, deve consultar o sítio na Internet da TAGUS, em www.tagus-ri.pt.