A Comissão Municipal de Defesa da Floresta do Concelho de Abrantes reuniu no dia 23 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.Foi analisado o desempenho do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, relativamente à época de 2015, tendo sido unanime a satisfação pelos resultados obtidos.
Foram apresentadas duas candidaturas no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020:Prevenção da Floresta Contra Agentes Bióticos (pragas e doenças) e Abióticos (fogos florestais e outras catástrofes), abrangendo a zona norte do concelho (freguesias de Fontes, Carvalhal, Aldeia do Mato e Souto, Abrantes (São vicente e São João) e Alferrarede, Martinchel, Mouriscas e Rio de Moinhos) numa área de 451,43 hectares (382,36 ha de faixas de gestão de combustível nos aglomerados populacionais e 69.07 hectares na rede viária florestal);
Estabilização de Emergência Pós Incêndio, abrangendo a zona atingida pelo incêndio do dia 7 de julho (Martinchel), com medidas para recuperação da área ardida. Inclui trabalhos de recuperação de caminhos, taludes e linhas de água.
Foram apresentados os limites previstos de alargamento/criação de novas Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), ficando o concelho abrangido quase na totalidade por Zonas de Intervenção Florestal. A norte, com a previsão de alargamento da ZIF de Aldeia do Mato e a criação da ZIF de São Vicente de Abrantes. A sul, com a criação de duas novas ZIF: do Rio Torto e da Charneca de Abrantes.