
Foi inaugurada a Praceta S. João Baptista de La Salle, patrono universal dos Professores, na Rua General Humberto Delgado, frente à Escola Dr. Manuel Fernandes.
Uma intervenção no espaço público realizada pela Câmara de Abrantes, indo ao encontro de uma aspiração da Associação de Antigos Alunos do La Salle. A Ordem religiosa La Salle dirigiu esse Colégio, uma referência da cidade de Abrantes por ter sido uma escola inovadora para a época, empenhada na formação integral do aluno. Funcionou entre 1960 e 1975, tendo sido frequentado por jovens rapazes oriundos de todo o continente e ex-colónias. O La Salle perdura na memória de muitos Lassalistas que aqui se formaram e que cá regressam com frequência.
Junto à placa que agora perpetua uma referência desta cidade, foi colocada uma coroa de flores, em homenagem aos fundadores, antigos professores, alunos e funcionários.
Usaram da palavra, o Irmão Provincial da Península Ibérica, Esteban de Vega e a Presidente da Câmara Municipal de Abrantes. Ambos evocaram os nomes das várias famílias Abrantinas que estiveram na génese da criação deste estabelecimento escolar.
Maria do Céu Albuquerque salientou o compromisso da autarquia em continuar a apostar na educação e na formação, honrando o legado desta e de outras escolas que continuam a ser uma referência em Abrantes. As atuais instalações da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes (o nome do Patrono foi atribuído em 1992) foram construídas para albergar o Colégio La Salle. Entre 1975/79 ali funcionou o Liceu Nacional de Abrantes, mais tarde Escola Secundária Nº 2. Atualmente é a sede do Agrupamento de escolas nº 2 de Abrantes. O Município de Abrantes cumprimenta todos os Lassalistas. Esta terra também é vossa. Regressem sempre. www.cm-abrantes.pt