Início AGENDA ABRANTES – Orçamento Participativo Portugal passa pela Biblioteca António Botto

ABRANTES – Orçamento Participativo Portugal passa pela Biblioteca António Botto

Orcamento Participativo Portugal

Abrantes vai receber no dia 26 de março, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal António Botto, um encontro participativo para divulgação e recolha de propostas para o Orçamento Participativo Portugal (OPP), iniciativa do Governo que permitirá aos cidadãos determinar o destino de 5 milhões de euros do Orçamento de Estado. A população do concelho e da região é convidada a apresentar e defender as suas ideias para a sua região ou para o país. No encontro participativo, os cidadãos podes apresentar a sua ideia, enquanto a equipa do OPP explicará todo o processo – o que pode ou não concorrer e porquê – e ajudar os interessados a formalizarem as suas propostas.

Relativamente à 1ª edição ( 2017) as áreas possíveis para os projetos a apresentar foram alargadas. Das quatro iniciais (cultura, agricultura, ciência e formação de adultos) este ano passam a ser abrangidas todas as pastas ministeriáveis. O Orçamento Participativo, enquanto mecanismo de governação e participação cívica, é utilizado em vários pontos do mundo, como em Nova Iorque ou Paris, mas usualmente em termos locais ou regionais. Portugal é, até agora, pioneiro no alargamento da iniciativa à dimensão nacional. O OPP é aberto a todos os cidadãos portugueses com idade igual ou superior a 18 anos que podem apresentar propostas de índole regional, intermunicipal ou nacional a serem financiadas pelo governo e, mais tarde, a votar no projeto que gostariam de ver concretizado.

Até 24 de Abril todos podem apresentar propostas no portal do OPP ou nos encontros participativos, em diferentes locais do país. A votação começa no dia 11 de Junho. Até dia 30 de setembro todos podem escolher, através do voto, como vão ser investidos os 5 milhões de euros do OPP. Mais informações em opp.gov.pt ou em https://www.facebook.com/OrcamentoParticipativoPortugal/