Início ECONOMIA ABRANTES – Nova vida para o Hotel Turismo

ABRANTES – Nova vida para o Hotel Turismo

No dia 7 de julho, a Presidente da Câmara Municipal, o vereador João Gomes e a administração da Luna Hotels realizaram uma visita às obras do Hotel de Turismo de Abrantes, no alto de Santo António. Estiveram também presentes José Santos, administrador do Grupo Luna Hotels e António Braga, engenheiro que acompanha a obra. Este grupo hoteleiro, com unidades no país e no estrangeiro, assumiu a gestão do espaço, no final de 2015, através de um contrato com o fundo gestor do edifício, o Turismo Fundos.

O promotor está a realizar obras de recuperação do edifício com 44 quartos (incluindo 2 suites), findas as quais será retomada a sua atividade ao serviço do turismo, que o promotor prevê estarem concluídas no final do ano de 2016, incluindo a recuperação das piscinas. A intervenção de fundo, que recorre a mão-de-obra e materiais de empresas do concelho, manterá a traça original do edifício – projetado pelo Arq. Vasco Lacerda Marques e inaugurado em 1954 – concentrando-se na substituição das infraestruturas elétricas e nas canalizações com recurso às energias alternativas para redução de custos de equipamentos. Com as obras concluídas, o promotor vai pedir a passagem de três para quatro estrelas. O investimento do promotor ronda os 2 milhões de euros e o mesmo prevê a criação de meia centena de postos de trabalho.

Para a Presidente da Câmara Municipal, a reabertura da principal unidade hoteleira do concelho é “determinante” para a atração a Abrantes de mais visitantes, mas também para a criação de condições que garantam uma melhor cobertura do alojamento existente, indo ao encontro da estratégia para o turismo ativo, desportivo e cultural da autarquia, integrada na região do Médio Tejo. Maria do Céu Albuquerque anunciou que, em alinhamento com este investimento privado, estão reunidas as condições para a Câmara Municipal realizar a reabilitação do espaço público envolvente ao hotel, nomeadamente as zonas verdes, recorrendo à valorização das espécies existente, dos percursos pedonais e dos equipamentos urbanos.