ABRANTES – Mercado foi inaugurado no 25 de Abril: liberdade combina com...

ABRANTES – Mercado foi inaugurado no 25 de Abril: liberdade combina com orgulho

Este sábado ficou marcado pela inauguração do Mercado Diário de Abrantes, uma obra fundamental para a população, para os produtores locais e, claro, para a autarquia liderada por Maria do Céu Albuquerque que, mal entrou para o cargo, foi confrontada com o encerramento da estrutura pela ASAE. Seguiram-se anos de muitas dificuldades e projectos pelo meio, até que o sonho se concretizou neste 25 de Abril. Trata-se de um edifício constituído por 5 pisos e onde foi criado um acesso público para ligação pedonal entre o Largo 1º de maio e a Rua Nª Sr.ª da Conceição, ligação esta que poderá ser feita, durante o período de abertura ao público, através do elevador existente. Funcionam aqui o Welcome Center, no piso -3 e o Mercado Municipal nos restantes 4 pisos.
Piso -3
Acesso pelo Largo 1º de maio, ou pela Rua Nª Sr.ª da Conceição, através da escadaria de ligação. Aqui funciona o Welcome Center, com entrada pelo lado norte do edifício, que permite o acesso ao elevador para os vários pisos, e a escadaria de ligação entre o Largo 1º de maio e a Rua Nª Sr.ª da Conceição. Existe também, no lado sul do edifício, a zona de entrada de mercadorias para o Mercado Municipal.
Piso -2
Com acessos pela escadaria exterior, e pelo elevador. Zona dotada de 12 bancas, para venda de produtos alimentares, com predominância de produtos hortícolas e fruta, que irá funcionar principalmente aos sábados.
Piso -1
Com acessos pela escadaria exterior, e pelo elevador. Zona dotada de 2 peixarias, e 11 bancas, para venda de flores e produtos alimentares, com predominância de produtos hortícolas e fruta, que irá funcionar diariamente.
Piso 0
Com acessos direto pela Rua Nª Sr.ª da Conceição, e pelo Largo 1º de maio através da escadaria exterior e do elevador, é a entrada principal do Mercado Municipal. Neste piso encontra-se a receção, um espaço para estabelecimento de bebidas, um espaço para venda de pão e produtos de pastelaria, e dois talhos.
Piso 1
Espaço destinado a 3 lojas para produtos alimentares, e uma instalação sanitária de uso geral. Entre os pisos 1 e -2, onde funciona o Mercado Municipal, existe ainda uma escadaria interior que permite a circulação entre todos os pisos.
Horário do Mercado
De 2ª a 6ª feira – 08/19h00
Sábado – 8/14h00
Horário do Welcome Center – publicações, material promocional, produtos regionais e artesanato local.
Diariamente entre as 10h e as 19h com interrupção de uma hora para almoço.