Início CULTURA ABRANTES – Ler os nossos, com o autor Carlos Lopes Bento

ABRANTES – Ler os nossos, com o autor Carlos Lopes Bento

Registo para a apresentação do Caderno Cultural “Mouriscas – Preservar o seu Património Cultural para a defesa da sua identidade”, de Carlos Lopes Bento, por Dr. Humberto Lopes, representante da Associação de Desenvolvimento Integrado de Mouriscas (ADIMO) e por Doutor João Serrano, representante da Associação de Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA)
Carlos Lopes Bento nasceu em Mouriscas, no concelho de Abrantes, a 2 de abril de 1933, onde concluiu a 4ª classe. No Colégio Infante de Sagres/Externato Infante de Sagres, concluiu o 5º ano liceal. Terminou os estudos liceais no Instituto de Santo António, sediado em Castelo Branco. É diplomado em Administração Ultramarina, licenciado em Ciências Antropológicas e Etnológicas e Doutor em Ciências Sociais e Políticas ‑ especialidade “História dos Factos Sociais” ‑ pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa e é professor universitário.
MOURISCAS – PRESERVAR O SEU PATRIMÓNIO CULTURAL PARA A DEFESA DA SUA IDENTIDADE
Da sociedade tradicional mourisquense, predominantemente agrícola, em que nasci e fui enculturado e socializado, e dos seus traços identitários, pouco ou nada resta. Partes do seu saber e saber-fazer, usos e costumes, conhecimentos, práticas e valores – designadamente artes e ofícios que oralmente eram transmitidos de geração em geração, a partir dos meados do século XX desapareceram ou perderam significado e sentido. Toda essa cultura, material e simbólica, faz parte da memória da freguesia e para que Mouriscas não perca a sua identidade, que é preciso salvaguardar e valorizar, torna-se necessário concretizar, quanto antes, o seu levantamento e registo, sob pena de se perder para sempre. É por isso dever de cidadania que todos e cada um de nós ajudemos a recuperar as memórias mourisquenses, recentes e do passado, a valorizar as heranças dos nossos antepassados e os comportamentos que tiveram lugar no seu dia-a-dia. www.cm-abrantes.pt