A biblioteca António Botto, em Abrantes, foi palco para mais uma edição de “Ler os nossos”, desta feita com Carlos Lopes Bento, ocasião em que foi feita a apresentação do Caderno Cultural Mouriscas: memórias etnográficas; objectos, alfaias e artefactos em uso c. de 1950 e achegas para o seu estudo, da Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça.
Carlos Lopes Bento nasceu em Mouriscas, no concelho de Abrantes, onde concluiu a 4ª classe. No Colégio Infante de Sagres/Externato Infante de Sagres, concluiu o 5º ano liceal. Terminou os estudos liceais no Instituto de Santo António, sediado em Castelo Branco. É diplomado em Administração Ultramarina, licenciado em Ciências Antropológicas e Etnológicas e Doutor em Ciências Sociais e Políticas – especialidade “História dos Factos Sociais” – pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa e é Professor Universitário.
Mouriscas: memórias etnográficas; objectos, alfaias e artefactos em uso c. de 1950 e achegas para o seu estudo – Este trabalho ajudar-nos-á a conhecer o secular estilo de vida já extinto, ou pelo menos alguns dos seus traços e muitos dos objectos, alfaias e artefactos, de produção local ou não, que foram o seu sustentáculo. Ajudar-nos-á igualmente a desvendar, não só os meios e técnicas de produção, que permitirão não só um conhecimento mais alargado e profundo da organização socioeconómica da sociedade mourisquense dum passado recente e da sua evolução social, como também alguns traços da sua identidade cultural. www.cm-abrantes.pt