ABRANTES – Galeria de Arte com exposição de trabalhos de Sofia Areal

ABRANTES – Galeria de Arte com exposição de trabalhos de Sofia Areal

A quARTel – Galeria Municipal de Arte de Abrantes tem patente ao público até 27 de janeiro de 2017 uma exposição de trabalhos de Sofia Areal, uma das mais importantes artistas plásticas portuguesas da sua geração. Está representada em coleções de várias entidades, nomeadamente a Fundação de Serralves, no Porto, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e na Casa da Cerca Centro de Arte Contemporânea, em Almada. “Circularmente falando – uma pequena antologia pessoal” apresenta trabalhos que ilustram a diversidade de 35 anos de trabalho e sensibilidade artística da autora em áreas como a pintura, a ilustração, o design gráfico e a cenografia.

No dia da inauguração, 10 de dezembro, a pintora confidenciou que a “beleza” de Abrantes foi uma “fonte de inspiração” para a exposição intimista que encerrará com a apresentação do documentário sobre a sua obra, “Um gabinete anti-dor”, contando com a presença do realizador Jorge Silva Melo. Na oportunidade, Sofia Areal irá oferecer a Abrantes um trabalho criado pela própria por ocasião do centenário da cidade. Esta exposição é fruto da parceria firmada entre o Município de Abrantes e a Galeria Neupergama de Torres Novas, cuja diretora, Célia Cardoso Gonçalves, esteve presente na inauguração. A Neupergama é uma referência cultural com 36 anos de história, onde Sofia Areal está representada.

“A arte e a cultura são valores universais que têm de ficar acessíveis a todos” salientou a presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, durante a inauguração, referindo-se à aposta da Neupergama na descentralização cultural mas destacando fundamentalmente o papel da Galeria Municipal de Arte de Abrantes que há 20 anos “partilha” as mais diversas artes com os cidadãos para além de ser um fator imprescindível na formação de públicos. A quARTel – Galeria Municipal de Arte de Abrantes está aberta ao público, com entrada livre, de 3ª a sáb. 10h-12h30 e das 14h30-19h00.