Início REGIONAL ABRANTES – Formalizada a candidatura da constituição da Unidade de Saúde Familiar

ABRANTES – Formalizada a candidatura da constituição da Unidade de Saúde Familiar

Já foi submetida a candidatura para formalização da constituição da equipa da USF – Unidade de Saúde Familiar de Abrantes, coordenada pela médica Rita Soares, a que será dado o nome de USF D. Francisco de Almeida*. A USF terá como missão a prestação de cuidados de saúde de proximidade no âmbito da medicina geral e familiar e da enfermagem de família às populações de Abrantes, Rossio ao Sul do Tejo e Alferrarede e funcionará a partir do novo edifício do centro de saúde, na Rua Nossa Sra. da Conceição, cujas obras se encontram na recta final.

A equipa, constituída por 6 médicos (3 dos quadros do Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo e 3 vindos do exterior), 6 enfermeiros e 5 administrativos, abrangendo mais de 10.000 utentes, dos quais aproximadamente 4.500 não têm médico de família, deverá dar início à atividade no mês de abril de 2016. Face à falta de médicos de família no concelho de Abrantes, de alguns anos a esta parte que a Câmara Municipal estabeleceu como prioridade contribuir para atenuar este problema com repercussão direta na qualidade de vida das populações, mesmo não sendo a área da saúde uma competência direta das câmaras municipais. A saber:
Criou um inédito incentivo financeiro (durante dois anos) à permanência dos médicos que sejam reconhecidos pelo ACES Médio Tejo e vierem a integrar esta Unidade de Saúde Familiar, tendo estabelecido um protocolo com a ARSLVT – Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo -, para a sua concretização;

Assumiu a construção do novo edifício do centro de saúde de Abrantes, cujas atuais instalações no edifício do Hospital não reúnem condições para acolhimento humanizado e atendimento compatível com os modernos padrões do Serviço Nacional de Saúde. Candidatou a obra a apoio comunitário no âmbito do QREN e estabeleceu um protocolo com a ARSLVT, entidade que passará a assumir as obras de conservação do novo edifício. Espera-se que sejam criadas condições para que, a par desta USF da cidade, possam ser criadas iguais estruturas, uma para cobertura ao sul do concelho e outra a norte.

Informação suplementar:
*1.º vice-rei das Índias. Era filho de D. Lopo de Almeida, 1.º conde de Abrantes. Morreu em Almeirim, a 13 de maio de 1508. Está sepultado no Panteão dos Almeidas, na Igreja de Santa Maria do Castelo, em Abrantes.