CULTURA

ABRANTES – Escola Solano de Abreu recebeu competição de robótica do Politécnico de Tomar

A Competição de Robótica do Instituto Politécnico de Tomar decorreu, pela primeira vez, em Abrantes, no auditório da Escola Solano de Abreu, reunindo em competição mais de uma centena de jovens talentos das escolas da região e duas centenas de alunos do primeiro ciclo, envolvidos no programa T_CODE, que a TagusValley dinamiza com a Comunidade intermunicipal do Médio Tejo, no âmbito do PEDIME. Durante o evento, registo para a dinamização de diversas atividades com os kits LEGO® Education SPIKE™ Prime e Essential, amplamente utilizados em contexto de sala de aula. Estes kits permitem aos alunos explorar conceitos fundamentais das áreas STEAM de forma prática, colaborativa e divertida. Para os participantes mais jovens, foi também disponibilizada uma pista de seguimento de linhas e obstáculos, utilizando o kit Crumble, uma ferramenta intuitiva para a introdução à programação e robótica. As atividades foram realizadas com turmas dos seguintes agrupamentos escolares:

  • Agrupamento de Escolas de Caxarias
  • Agrupamento de Escolas Conde de Ourém
  • Agrupamento de Escolas de Ourém (Gondemaria)
  • Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere
  • Agrupamento de Escolas de Constância (Constância, Santa Margarida e Montalvo)
  • Agrupamento de Escolas N.º1 de Abrantes (Escola Básica Maria de Lourdes Pintasilgo

A competição propriamente dita contou com a participação de escolas da região de Pombal, Torres Novas, Tomar, Sertã, Ponte de Sor e Abrantes.

Vencedores da Prova de Seguimento de Linha:

1º Lugar – Os Chamuscados (Torres Novas)

2º Lugar – Killer Queen (Torres Novas)

3º Lugar – Os Ferrugentos (Torres Novas)

Vencedores da Prova Dragster:

1º Lugar – BrawlStars (D. Miguel de Almeida – Abrantes)

2º Lugar – Grupo 1 (Solano de Abreu – Abrantes)

3º Lugar – Bot Pombal (Pombal)

Durante a cerimónia de encerramento, o presidente do Instituto Politécnico de Tomar destacou o papel crucial do TagusValley na dinamização da robótica educativa, salientando o impacto do projeto junto das camadas mais jovens como “os primeiros passos para um futuro mais tecnológico e inovador”. O sucesso desta edição reforça a importância de iniciativas que aproximam os alunos das áreas STEAM, promovendo o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipa — competências fundamentais para os desafios do século XXI.