Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Tejo receberam o segundo módulo de formação ministrada pela renomada especialista internacional Nuria Vives Pares. O tema da formação foi “Tríade da fase de Parto: Posição, Respiração e Períneo” que decorreu na biblioteca da Unidade de Abrantes do CHMT. Recordamos que já em setembro do ano passado tinha sido ministrado o primeiro módulo desta formação. Ao longo dos três dias os enfermeiros do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHMT puderam alargar, uma vez mais, os seus conhecimentos e conhecer novas realidades, tendo sempre em vista prestar os melhores cuidados de saúde a todas as parturientes. A formação continua dos profissionais de saúde é uma das apostas da Instituição, uma vez que o conhecimento científico evolui todos os dias e é essencial que os profissionais se mantenham atualizados e em linha com as melhoras práticas internacionais. O segundo módulo agora ministrado pretendeu reforçar e aumentar os conhecimentos de todos os profissionais ESMO relativamente à mobilidade da pelve, a importância do movimento durante o trabalho de parto e a promoção de parto vaginal (parto normal). Terminados estes dias de aprendizagens intensas, de grande introspeção e autoconhecimento, toda a equipa ESMO do CHMT elevou ainda mais o seu conhecimento em relação a este tema. A formadora Núria Vives, é licenciada em Pedagogia pela Universidade Autónoma de Barcelona e pela Universidade La Sorbonne, de Paris e terapeuta Psicomotora, pela Universidade Central de Barcelona. É também membro do Sensory Awareness Leaders Guild, e estuda e colabora com Blandine Calais-Germain, renomada especialista na “anatomia do movimento”, há trinta e cinco anos, com quem escreveu o livro “Parir en Movimiento”. Desde 2007, que colabora do Ministério da Saúde Espanhol na implementação dos novos protocolos da “Estrategia de Atención al Parto Normal”, em diferentes comunidades e hospitais de Espanha. Núria Vives é conhecida internacionalmente por promover uma experiência “dinâmica, prática e sensorial” junto dos formandos.