A Cooperativa Verdeperto em parceria com a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, ESTA, a Rede Convergir, a Moving Cause, meditejo.net, Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém, Fajudis, a Rede Portuguesa de Economia Solidária, RedPES, Coopérnico, a Cooperativa Cultural Persona, a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, Socialcoop, PlataformaFES, a Meganimação e a Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, TAGUS, promovem o “Encontro Cooperativo – Ritmos de Mudança 2016”, em Abrantes, nos dias 1,2 e 3 de julho.
O “Encontro Cooperativo”, irá contar com seminários, debates, workshops e atividades culturais. No dia 1 de julho, sexta-feira, pelas 15h00, será a “Cerimónia de Abertura”, seguida de um seminário relacionado com “Economia Solidária”, com os oradores André Freire (Cooperativa Verdeperto), Jorge Filipe (Cooperativa Integral Minga) e Manuel Moura (ECG Cooperativa Cultural), moderado por José João (Casa do Sal), nas instalações da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. Nessa mesma noite, na Praça da República, entre as 21h00 e as 01h00 irão realizar-se momentos musicais destinados aos participantes do Encontro e à população em geral.
No dia 2 de julho, sábado, pelas 10h00, terá início o painel com o tema “A outra face da moeda – alternativas de financiamento do terceiro setor: as finanças éticas e solidárias”, com a presença de Núria Del Rio (Finanças Solidárias em Espanha) e FabriceGenot (Iniciativas em curso em Portugal), e a moderadora Sara Trindade. Pelas 11h30 arrancará o debate sobre “Comunicação e Media”, com os convidados Alves Jana (Projeção de Vídeo), Marcos Nogueira (100Smart.coeer.org), Maria de Lurdes Lopes (Lusa) e moderado pela Docente Hália Santos. Às 15h00 será a vez da conferência sobre “Energia- Formas e alternativas de produção e gestão”, com os convidados Elena Castrillo (Cooperativa de Valladollide- Espanha) e Ana Rita Antunes (Cooperativa Coopérnico), o moderador será Miguel Almeida (Movimento Cooperativo Europeu das energias renováveis). Ao final da tarde inicia-se a conversa aberta sobre “Permacultura e Transição”, com os convidados Sandra Carvalho, Anaís Creolo e Fernando Oliveira (Movimento Cidades em Transição) e a presença do moderador, também participante, Luís Amaral (Permacultura). No decorrer da noite de sábado, na Praça Barão da Batalha, entre as 22h00 e a 01h00 haverá bailarico.
Para o último dia, estará agendado o debate sobre “Agricultura, Alimentação e Soberania Alimentar”, que contará com a presença dos convidados Samuel Thirion (Fundador da Urgenci) e João José Fernandes (OIKOS), moderado por Pedro Rocha (Apresentação do movimento Portugal). Ao final da manhã haverá ainda o seminário sobre “Associativismo, Voluntariado e Desenvolvimento Local”, com a presença de Luís Ferreira (Festival Bons Sons- SCOCS), Marco Domingues (Inovação Social e animação Comunitária em contexto de Aldeia – Ecogerminar), Eugénio da Fonseca (Confederação Portuguesa do Voluntariado), Augusto Figueiredo (O contributo das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto para o Desenvolvimento Local – FCCRDS), Eduardo Figueira (Animar) e moderado por Jorge Claro (Fajudis). A tarde começa com o painel sobre “Turismo, Educação e Lazer -Integração Multidisciplinar”, que conta com os convidados Frederico Abreu (Vale da Sarvinda), Júlio Ricardo (Terra Chã) e António Carvalho (Terra D´água), moderado por Pedro Saraiva.
Ao longo do decorrer do evento será possível encontrar nos Claustros do Convento S. Domingos expositores onde produtores locais e organizações visitantes irão expor o seu trabalho, bem como, uma feira social e solidária.O encerramento estará a cargo da organização do evento e do professor Roque Amaro.