ABRANTES – Diretora do ACES do Médio Tejo visitou instalações de saúde

ABRANTES – Diretora do ACES do Médio Tejo visitou instalações de saúde

A Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, Diana Leiria, visitou esta quarta-feira, 6 de abril, as instalações do Gabinete de Saúde Oral da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Abrantes, no Centro de Saúde de Alferrarede, e as instalações da Unidade de Cuidados na Comunidade que receberam recentemente obras de remodelação do espaço interior para a criação de dois gabinetes para a saúde pública. Abrantes, 06 de abril de 2022 – A funcionar em pleno desde o passado mês de março, o Gabinete de Saúde Oral no Centro de Saúde de Alferrarede integra um médico dentista e uma assistente dentária e presta serviços de medicina dentária a toda a população que seja indicada pelo médico de família para a prestação destes serviços de saúde.

Durante a visita ao espaço, a Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, Diana Leiria, destacou que o Gabinete de Saúde Oral em Abrantes “era algo que há muito tempo pretendíamos iniciar e que resulta de uma parceria entre a Administração Regional de Saúde e Câmara Municipal de Abrantes”. “Foi um investimento em conjunto, em que a ARS fez as obras de adaptação, nomeadamente ao nível de esgotos, eletricidade e a renovação do gabinete e a Câmara Municipal de Abrantes adquiriu os equipamentos. A contratação das equipas é da responsabilidade da ARS”, salientou Diana Leiria, acrescentando que “as pessoas estão muito contentes por terem aqui o dentista”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, este Gabinete de Saúde Oral, que representou um investimento camarário de cerca de 40 mil euros em equipamento, “é um exemplo de serviço público que permite que as pessoas com menos posses e também aquelas que têm posses, possam vir ao dentista”. “Desejamos que estes serviços de saúde oral possam ser proliferados e otimizados em prol da saúde da nossa comunidade”, salientou o Presidente do Município que acrescentou ainda que “a autarquia está disponível para fazer todo o investimento necessário na área da saúde, deixando para o Ministério da Saúde a responsabilidade de contratação dos profissionais”. O Gabinete de Saúde Oral no Centro de Saúde de Alferrarede funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 18h, e realiza uma média de sete consultas diárias, dependendo dos tratamentos a realizar. Até ao final deste mês, deverão abrir os Gabinetes de Saúde Oral em Sardoal, Constância e Vila Nova da Barquinha, avançou Diana Leiria.

Nas instalações da Unidade de Cuidados na Comunidade, em Abrantes, a Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo visitou as duas salas renovadas recentemente pelo Município de Abrantes para a instalação de gabinetes de saúde pública, num investimento de cerca de 5 mil euros. “Entendemos que era importante fazer este apoio porque quanto melhor estiverem instalados os nossos médicos e enfermeiros, melhores cuidados prestam aos nossos utentes”, destacou Manuel Jorge Valamatos. As salas renovadas na UCC irão acolher, não só o médico de Saúde Pública mas também um interno nesta especialidade. Nesta visita estiveram também a Vereadora Raquel Olhicas, o Vereador João Gomes e o Presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, Bruno Tomás.