Início REGIONAL ABRANTES – Coronavírus. Município reforça apoio às empresas e famílias com 250...

ABRANTES – Coronavírus. Município reforça apoio às empresas e famílias com 250 mil euros para combate ao impacto da pandemia (c/vídeo)

A Câmara Municipal de Abrantes (CMA) anunciou um novo conjunto de medidas extraordinárias de apoio às empresas e às famílias, no âmbito do combate ao impacto causado pela pandemia da Covid-19. Este é o segundo conjunto de medidas de apoio excecionais, que desde o início da pandemia representam um investimento superior a um milhão de euros. Este ‘pacote’ foi apresentado em conferência de imprensa por Manuel Jorge Valamatos, presidente da autarquia abrantina, e equivale a um investimento de 250 mil euros.
Medidas de apoio a famílias:
– Refeições escolares gratuitas para todos os alunos das escolas do concelho de Abrantes até final do ano letivo 2020/2021. Esta medida de acesso automático entra em vigor a partir do dia dois de dezembro de 2020;
– Criação de um fundo de apoio e emergência social, numa ação desenvolvida em parceria com as juntas de freguesia e que disponibiliza o apoio, a partir de dia dois de dezembro, em despesas de:
– Alimentos e produtos de higiene de primeira necessidade;
– Medicação com receita médica ou considerada urgente;
– Transportes para tratamento de doença ou questões de saúde, quando considerado urgente e inadiável;
– Outras situações pontuais que não possam aguardar decisão de programas e apoios sociais já existentes.
– Disponibilização imediata de uma linha de apoio psicológico e emocional, em resposta às crescentes necessidades, decorrentes da evolução da pandemia (contactos: 966 919 490 / 241 330 217);
Medidas de apoio a empresas
– Isenção de pagamento da fatura da água do mês de dezembro, cujos beneficiários são o comércio tradicional, restaurantes, cafés e similares. O requerimento para usufruir deste apoio encontra-se disponível a partir de 25 de novembro de 2020 nos Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA), Loja do Cidadão, Balcão de atendimento da Câmara Municipal, site dos SMA, site da CMA e no Abrantes 360, sendo possível requerer a isenção até dia 15 dezembro;
– Isenção automática de pagamento de licença de esplanadas no concelho em 2021;
– Isenção automática de pagamento de toldos no concelho em 2021 para o comércio tradicional, restaurantes, cafés e similares.
Segundo Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, “Ao longo das últimas semanas temos trabalhado afincadamente na elaboração deste novo conjunto de medidas, possíveis de concretizar, e que possam ajudar de forma direta famílias e empresas do nosso concelho, fazendo face à atual conjuntura pandémica, social e económica”.

Estas medidas vêm juntar-se às implementadas desde o início da situação de pandemia, que já representaram um investimento superior a 750 mil euros por parte da autarquia. Do primeiro conjunto de medidas lançadas, a Câmara Municipal de Abrantes esclarece que permanecem ativas:
– “Fique em Casa e em Segurança” – Entrega ao domicílio de bens de primeira necessidade à população vulnerável;
– Programa de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos;
– Apoio à realização de testes a profissionais da linha da frente (incluindo IPSS);
– Apoio à vacinação contra a gripe sazonal;
– Isenção de pagamento do estacionamento tarifado;
– Isenção de rendas de espaços municipais encerrados;
– Isenção do pagamento de licença de esplanadas;
– Possibilidade de aumento da área de esplanadas;
– Isenção de pagamento do autocarro “aBUSa”;

“Como até aqui, vamos continuar a analisar de forma permanente a situação para ver se podemos ir mais longe, de forma sustentada e igualitária, no apoio aos nossos munícipes. Um trabalho com uma frente vasta que contou e conta com um grande esforço das juntas de freguesia, bombeiros, SMA, sapadores florestais, CHMT, ACES, Cruz Vermelha, RAME, PSP e GNR, a quem agradeço em nome de todos os abrantinos. Peço, mais uma vez, a todos os munícipes que continuemos unidos, solidários, com espírito resiliente e sobretudo, com máximo respeito pelas recomendações e indicações das autoridades”, concluiu Manuel Jorge Valamatos. Assista ao vídeo editado pela nossa redacção.