Na qualidade de representante da Associação de Municípios Portugueses (ANMP) na Comissão Permanente para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local, do Conselho das Comunidades e Regiões da Europa, a Presidente da Câmara de Abrantes participou em Bruxelas, no dia 14 de outubro, na Conferencia do projeto-piloto sobre o desenvolvimento de indicadores para implementação da Carta Europeia para a Igualdade entre mulheres e homens na vida local. Também esteve presente a Conselheira Municipal para a Igualdade, Sofia Loureiro.
A Presidente foi oradora num painel sobre a forma de aumentar a taxa de emprego, especialmente entre as mulheres, dando como exemplo o projeto “Prehendere – Empreender no Feminino”, desenvolvido em Abrantes, que visou a realização de um curso de Empreendedorismo Feminino em meio rural, dirigido a mulheres desempregadas, e de valorização dos produtos locais e que resultou na criação de três empresas.
Abordou ainda as questões relacionadas com a necessidade de encontrar o equilíbrio entre o tempo de trabalho e a vida familiar. Maria do Céu Albuquerque deu a conhecer aos participantes as boas práticas da Câmara de Abrantes em matéria de promoção da Igualdade de Género e da Eliminação da Discriminação. A autarca de Abrantes, que também preside à CIMT, abordou ainda a estratégia da região do Médio Tejo para a promoção da Igualdade, salientando tratar-se de um trabalho feito em continuidade com o objetivo de alcançar frutos que possam vir a marcar as gerações futuras. Na ocasião foram apresentados os indicadores da Carta Europeia para a Igualdade e os resultados deste projeto.