Início AGENDA ABRANTES – Concelho torna-se a capital da doçaria tradicional portuguesa neste fim-de-semana

ABRANTES – Concelho torna-se a capital da doçaria tradicional portuguesa neste fim-de-semana

Nos próximos dias 23, 24 e 25 de outubro, Abrantes vai receber doçaria, mel, licores e compotas de vários pontos do país, a que vão juntar-se oficinas e demonstrações culinárias à volta da temática. A 14ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional contempla outras atividades, como BTT, corrida noturna, animação infantil, música tradicional e exposições. Um evento para toda a família, que traz os ícones da doçaria portuguesa, aliados a uma panóplia de iniciativas, é o que a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e a Câmara Municipal de Abrantes estão a preparar para o final do mês de outubro.

Do programa destacam-se as oficinas de confecção das tradicionais broas fervidas para pais e filhos, na tarde de sábado, dia 24, a de compotas, na manhã desse mesmo dia. Em que além de ser mostrado aos participantes como se fazem, também serão dadas noções de como comercializar este produto. A abrir o certame, na tarde de dia 23, haverá uma demonstração ao vivo pelo Chefe Fernando Correia da confecção de Palha de Abrantes, o ícone da Cidade. Na feira estão já confirmadas a presença de 30 expositores de doçaria, mel, licores e compotas provenientes de Felgueiras, Aveiro, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Cadaval, Torres Novas, Sertã, Ponte de Sôr, Portalegre, Évora, Lagoa, Abrantes, Constância e Sardoal. E também das ilhas dos Açores e da Madeira.

O 3º Encontro de Música Tradicional Portuguesa, integrado neste evento, animará todos os dias o Mercado Criativo de Abrantes (antigo Mercado Municipal), com grupos da Batalha, de Monforte, Alter do Chão e Abrantes. No domingo, irá atuar o grupo de danças populares “A Companhia dos Alegres”. Além da exposição do Palhinhas, que este ano trará trabalhos das escolas do concelho sobre a personagem animada da história da Palha de Abrantes, haverá uma mostra sobre “A arte de esculpir em casca de ovo” de Carlos Neves. O minhoto, que é considerado um dos melhores escultores do mundo neste tipo de material, trabalhará ao vivo durante o certame e explicará aos interessados algumas das suas técnicas.
Já para os mais pequenos, na tarde de sábado, irá decorrer o espetáculo infantil “As receitas do chefe Luigi”, um teatro com magia e malabarismo. Também para as crianças, no recinto, existirão pinturas faciais e balões.

A Feira da Doçaria terá, também, atividades desportivas. A primeira será uma aula de zumba, pelo ginásio Crossfitness, na manhã de sábado. Às 21h, deste dia 24, irá acontecer o 1º Night Trail Urbano “Os Palhinhas”, dinamizado pelo COA – Clube de Orientação e Aventura e pelo ABT Night Runners. Corridas noturnas com obstáculos pelo Centro Histórico, de aproximadamente 7 e 3,5 km, com direito a prémios para os três primeiros classificados de cada escalão. No domingo, pela manhã, decorrerá o 4º Passeio em BTT “Na Rota da Palha de Abrantes”, de dificuldade média, com aproximadamente 25km, organizado pelos Branquinhos do Pedal, da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Chainça, e que pretende assinalar os locais emblemáticos da doçaria abrantina.
Também os comerciantes do Centro Histórico unem-se ao doce evento, decorando as suas montras com objetos alusivos à doçaria e a esta época do ano, em que as crianças têm a tradição de pedir “os bolinhos”, no Dia de Todos-os-Santos. A Feira Nacional de Doçaria Tradicional realiza-se em Abrantes desde 2002, com o objetivo dar a conhecer a rica doçaria tradicional do Ribatejo Interior, colocando as afamadas Palhas de Abrantes, Tigeladas, Queijinhos do Céu e Broas Fervidas junto de outros ícones portugueses, como o bolo fidalgo do Alentejo, as malassadas dos Açores, as cornucópias de Alcobaça, entre outras. Para obter mais informação sobre a 14ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional pode consultar o site www.tagus-ri.pt ou enviar email para tagus@tagus-ri.pt