No dia 16 de abril foram homenageados os antigos combatentes (cerca de 80) da guerra do Ultramar naturais de Casais de Revelhos e inaugurado um memorial de homenagem aos quatro que morreram no teatro de operações: Carlos Aparício Oliveira; José Conceição Afonso; Gilberto Jesus Ribeiro e António Gil Chambel. Um momento muito emotivo acompanhado pela população local e por cerca de 20 antigos combatentes locais e muitos familiares dos homenageados. A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado da Defesa, Marco Perestrello e teve honras militares pelo Núcleo Preparatório do Regimento de Apoio Militar de Emergência.
Foi também inaugurada a exposição de fotografia “A nossa guerra” fruto de um trabalho de recolha que está a ser realizada junto de familiares e amigos e que resultará na edição de um livro. A iniciativa da homenagem partiu da Sociedade Recreativa Pró-Casais de Revelhos e do Grupo de Amigos desta aldeia do Concelho de Abrantes. Juntaram-se-lhes com apoio a Câmara Municipal de Abrantes, a União de Freguesias de Abrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede, a Liga de Combatentes (Núcleo de Abrantes) o Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos e a comunidade local.
A Presidente da Câmara Municipal, filha da terra, enalteceu a iniciativa da sociedade civil por “uma causa tão nobre nesta justa homenagem aos seus, aqueles que deixaram a nossa terra para lutar pelo nosso país, deixando uma marca para o futuro daqueles que nos sucedem”. Maria do Céu Albuquerque deixou o compromisso de manter no concelho “um espaço de diálogo entre as várias gerações de combatentes” para “alimentar a memória coletiva”.