ABRANTES – Câmara renova Protocolo com o CRIA para manutenção de espaços...

ABRANTES – Câmara renova Protocolo com o CRIA para manutenção de espaços verdes

Mediante a disponibilização de espaços verdes da responsabilidade do Município, os formandos do curso de operador de jardinagem do CRIA continuarão a desenvolver atividades relacionadas com a formação prática em contexto de trabalho. Na reunião de Câmara realizada no dia 20 de setembro, o Executivo Municipal ratificou o despacho do Presidente que autorizou a renovação do protocolo de colaboração entre a autarquia e o CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, no domínio da formação profissional, designadamente, na área da manutenção e conservação de espaços verdes municipais por formandos que frequentam o curso de operador de jardinagem. O Município atribuirá um apoio financeiro anual total de 60.000,00€, repartido por tranches trimestrais de 15.000,00€. Trata-se de um apoio à entidade formadora para suportar os encargos com materiais e equipamentos necessários para a manutenção de diversos espaços públicos.

Esta parceria entre as duas entidades está formalizada desde 2020. A renovação do protocolo resulta da vontade das duas partes e é sustentada nos resultados obtidos, nomeadamente na boa manutenção dos espaços verdes municipais que os formandos do CRIA cuidam, e, consequentemente, na qualidade ambiental, proporcionando uma boa fruição do espaço público aos residentes e visitantes.

Mediante a disponibilização de espaços verdes da responsabilidade do Município, os formandos do CRIA continuarão a desenvolver atividades relacionadas com a formação prática em contexto de trabalho. Por outro lado, sendo a Câmara uma entidade pública, ao integrar estes formandos em atividades relacionadas com a formação prática em contexto de trabalho, está a contribuir para a participação plena dos direitos das pessoas com deficiência, consagrados na lei geral e na própria Constituição. Acresce que proporcionar formação em contexto de trabalho vem ao encontro do Eixo 4 do Projeto Educativo Municipal: Reforçar a articulação entre instituições e a formação.