Do orçamento municipal, a Câmara de Abrantes disponibiliza 184 mil euros, verba colocada ao serviço da atividade desportiva, quer seja de competição, mas também de lazer ou recreação. Ao todo são 34 entidades que viram as suas candidaturas submetidas e aprovadas no âmbito da medida de desporto integrada no FinAbrantes – Programa de Apoio às Coletividades do Concelho de Abrantes. Para formalizar o apoio respeitante à época 2017/18, foram assinados no dia 28 de novembro os contratos-programa, entre a Câmara e os dirigentes dos clubes e associações, no CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, entidade que viu aprovada uma candidatura, no caso, para apoio ao desenvolvimento da modalidade BOCCIA. Nelson de Carvalho, presidente da direção desta instituição ao serviço dos cidadãos com deficiência, anunciou que é intenção do CRIA constituir uma equipa federada.
A presidente da Câmara desafiou o CRIA a realizar uma sessão de BOCCIA, com vista a divulgar a modalidade junto do movimento associativo concelhio, mas também para dar a conhecer uma instituição com 40 anos de trabalho a favor da inclusão social. Maria do Céu Albuquerque felicitou e incentivou o papel do movimento associativo do concelho de Abrantes, enquanto pilar fundamental de coesão social e do apoio aos interesses e necessidades de cada cidadão. Enaltecendo o trabalho voluntário dos dirigentes, equipas técnicas e núcleos familiares, a autarca considerou o trabalho dos movimentos associativos de “capital relevância”, por serem “determinantes na coesão social do território, na inclusão e no acesso transversal para todos nas várias formas de fazer desporto”. A presidente agradeceu também às Juntas de Freguesia pelo apoio, financeiro e logístico, à atividade dos clubes.
Do apoio financeiro que vai agora começar a chegar aos clubes, destacam-se 25 modalidades desportivas diferentes, distribuídas da seguinte forma:
No que diz respeito a atividades desportivas federadas de caracter regular, são apoiados financeiramente 31 clubes/associações, em 17 modalidades diferentes, com uma envolvência de 52 equipas no âmbito dos desportos coletivos (986 atletas) e 370 atletas em desportos individuais. A verba total aprovada nesta vertente é de €173,517.50;
Já no apoio à promoção de atividades desportivas ou recreativas de lazer, meramente lúdicas, são apoiadas 12 coletividades, em 12 modalidades, nas quais estão envolvidos 713 participantes em diversas modalidades como Atletismo; Futebol (escolinhas e veteranos); Voleibol; Hóquei em patins; Ciclismo/BTT; Ginástica/Zumba; Equitação; Paintball; Judo; Patinagem; Trial; Ténis, no total de apoio de €10.325,00.
A presidente da Câmara de Abrantes anunciou uma majoração de 10% do financiamento a atribuir aos clubes apresentem projetos diferenciadores que apostem na formação em comportamento cívico, para famílias. Uma “Escola de Pais” que prepare os pais no acompanhamento dos filhos durante a prática desportiva, particularmente em competição enquanto assistência dos eventos desportivos.