A cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito aos melhores alunos do ensino secundário das escolas do Concelho de Abrantes, referentes ao ano letivo 2020/2021, realizou-se esta sexta-feira, dia 5 de novembro, pelas 18h30, no auditório da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu.
Tiago Marques de Matos Fernandes e Inês Isabel Martins Moço, da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes; Alexandre Telo Antunes Duarte e Patrícia Alexandra Agostinho Delgado, da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu; e Mírcia Cristina Martins Basília, da EPDRA – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes foram os alunos cujo mérito no ano letivo 2020/2021 foi premiado.
A Câmara Municipal de Abrantes e a Tejo Energia asseguram anualmente a parte financeira correspondente aos prémios (1.250€ para cada aluno), sendo que as escolas envolvidas desenvolvem o processo de seleção dos alunos, onde o critério é a obtenção da melhor média.
Jorge Costa, Diretor do Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes, falou em nome dos diretores das escolas envolvidas e começou por referir que “as escolas de Abrantes têm conseguido dar a formação que possibilita a muitos dos jovens serem universitários exemplares, profissionais competentes e cidadãos responsáveis”, enaltecendo “o papel fundamental que os pais têm no sucesso dos alunos”.
Por sua vez, Dulce Franco, representante da Tejo Energia, sublinhou a importância de “pensar na escola como construção de um futuro” e que “este reconhecimento seja a força que vão necessitar para continuar”.
Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, começou por agradecer à Tejo Energia por esta parceria e felicitou os alunos premiados, sublinhando que “o ano letivo que serve de referência à atribuição destes prémios, foi um ano letivo muito complicado para toda a comunidade escolar em que alunos, professores, auxiliares e demais trabalhadores ao serviço das instituições escolares, passaram por momentos muito complicados. Com grande coragem e resiliência, foram adaptadas rotinas, desenvolvidas formas alternativas de ensino e até construídos novos conceitos de convívio entre comunidade escolar”.
Manuel Jorge Valamatos deixou ainda um grande agradecimento aos professores e auxiliares das escolas do nosso Concelho.
A cerimónia iniciou com uma explicação sobre as telas criadas no auditório da escola da autoria do mestre António Soares, que representam ofícios como o serralheiro, eletricista e tecelão, seguindo-se um momento musical pelo coro do Agrupamento Nº1, que é constituído por pessoal docente, não docente e alunos, sob a orientação do professor Tiago Rodrigues.