ABRANTES – Câmara e Clube Rotário entregaram bolsas de estudo a alunos...

ABRANTES – Câmara e Clube Rotário entregaram bolsas de estudo a alunos do Concelho

Numa parceria entre o Rotary Club de Abrantes, a Fundação Rotária e o Município de Abrantes, realizou-se a cerimónia de entrega das bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior. Este ano, foram atribuídas 68 bolsas de estudo a alunos do concelho de Abrantes. Deste total, 42 bolsas são apoiadas pelo Município de Abrantes, no âmbito do protocolo estabelecido entre o Município, o Rotary Club de Abrantes e a Fundação Rotária Portuguesa, sendo as restantes apoiadas por patrocinadores e pelo movimento rotário. Estas 42 bolsas de estudo atribuídas a jovens universitários com residência no concelho, representam um apoio anual de 32.500,00€. A cerimónia de entrega das bolsas de estudo para o ano letivo 2021/2022, realizou-se este sábado, dia 9 de abril, pelas 17h00, no auditório da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes. Na ocasião, Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, começou por destacar “o papel importante que os Rotários têm vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, neste processo de apoio contínua à nossa comunidade” e salientou que “esta é uma parceria que tem tido resultados extraordinários”.

O Presidente do Município dirigiu-se ainda aos alunos bolseiros presentes na cerimónia dizendo que “o facto de lhes ser atribuída a bolsa de estudo, este é um ato de grande responsabilidade porque há aqui um depositar de confiança em vós e acreditamos que possam fazer um percurso exemplar, não só ao nível académico, mas também do ponto de vista humano e pessoal”, reforçando a ideia de que os alunos a quem são atribuídas as bolsas de estudo têm boas notas e precisam de ter bom aproveitamento ao longo dos anos para manterem este apoio financeiro. A cerimónia contou com as presenças do Presidente do Rotary Club de Abrantes, Leal Marques Neto; do Presidente da Fundação Rotária Portuguesa, José Rosmaninho, entre outros elementos do movimento rotário.

Recorde-se que em 2012, altura em que foi estabelecido o protocolo de colaboração, o Município de Abrantes começou por apoiar 30 bolsas de estudo, num total de 23.500,00€, tendo posteriormente, em 2019, sido feita uma adenda ao referido protocolo, altura em que a autarquia passou a apoiar 42 bolsas de estudo. Desde 2012, através desta parceria, foram atribuídas mais de 400 bolsas de estudo que permitiram que jovens do concelho pudessem prosseguir os seus estudos. Desde então, o Município de Abrantes apoiou as famílias no prosseguimento de estudos dos jovens com 262 mil euros.

Este apoio social das bolsas de estudo é dirigido aos estudantes residentes no concelho de Abrantes que estejam a frequentar o ensino superior (início ou prosseguimento de estudos) e cujas famílias se encontrem em dificuldade económica. De acordo com o protocolo estabelecido com a Câmara Municipal, compete ao Rotary Clube de Abrantes e à Fundação Rotária Portuguesa e avaliação das candidaturas e a gestão da atribuição das bolsas.