Início AGENDA ABRANTES – Bravo Abrantes: Concerto de Ano Novo com Filipa Passos

ABRANTES – Bravo Abrantes: Concerto de Ano Novo com Filipa Passos

A Igreja de São Vicente vai receber no dia 6 de Janeiro, pelas 18 horas, o Concerto de Ano Novo de Abrantes, num espectáculo com Filipa Passos acompanhada ao piano por Francisco Sassetti.

Filipa Passos – niciou os seus estudos musicais aos seis anos de idade. Ao mesmo tempo que frequentou a licenciatura em medicina, estudou também no Instituto Gregoriano de Lisboa (IGL), onde terminou o Curso Complementar de Teclado (2004). Actualmente é Assistente Hospitalar de Ginecologia-Obstetrícia no Hospital Garcia de Orta. Iniciou os estudos de canto em 1999 com a Professora Elsa Cortez, com quem concluiu o Curso Geral de Canto na Escola Luís António Maldonado Rodrigues. Foi aluna da professora Elsa Saque entre 2007 e 2015, aperfeiçoando atualmente o canto com a Professora Sandra Medeiros. Frequentou, como participante, cursos de interpretação ministrados por Helmut Lips (2000 e 2001), Gundula Janowitz (2001), Teresa Berganza (2002), Hilde Zadek (2003) e Laura Sarti (2003). Em 2001, em colaboração com o Coro de Câmara do IGL, representou os papéis de First Witch e Second Woman na ópera Dido and Aeneas, de Henry Purcell, em Guimarães, sob a direcção de Armando Possante. Em 2004 representou o papel de Jovem Índia na ópera infantil O Achamento do Brasil, de Jorge Salgueiro, em colaboração com a Foco Musical. Apresentou-se também como solista com o Grupo Vocal Olisipo em diversas actuações. Representou o papel de Clarice na ópera Il Mondo della Luna de Avondano, com a orquestra do Norte, em Amarante, sob a direcção do maestro Jorge Mata, na quarta edição das Noites de Ópera no Douro em 2015. É membro do Coro Gulbenkian desde Outubro de 2003 tendo participado como solista do coro no Lobgesang e no Elias de F. Mendelssohn em 2014, nas Bodas de Fígaro de Mozart, no Dixit Dominus de Haendel e nos Te Deum de Zelenka e Haendel em 2015, nos Musicais da Broadway em 2016, e no Porgy and Bess de Gershwin em 2017. No mesmo ano integrou o elenco de Beaumarchais, com música do compositor Pedro Amaral, em cena no Teatro Nacional Dona Maria II. Apresenta-se regularmente em recital acompanhada pelo pianista Francisco Sasseti.

Francisco Sassetti – Natural de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais com Maria Fernanda Costa. Estudou ainda com Dinorah Leitão e Tãnia Achot. Na classe de Eugene Pridonoff da Universidade de Cincinnati obteve o mestrado em Piano Performance (2005). Francisco Sassetti tem-se destacado como um dos principais pianistas acompanhadores portugueses nos últimos 20 anos. Trabalhou já com a grande maioria dos principais cantores nacionais e acompanhou Filipa Passos já em diversas ocasiões. Iniciou a carreira de concertista em 1998 no Teatro S. Luíz em Lisboa e desde então já se apresentou por todo o país e ainda em Espanha, França, Bélgica, E.U.A. e Uruguai. Apresentou-se com o Coral Lisboa Cantat sob a direcção do maestro Jorge Alves em 2000 (Carmina Burana, Carl Orff) e em 2008 (Sea Simphony, Vaughn Williams). Colaborou ainda com o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, Coral Luísa Todi, Coral O Tempo Canta, Coro Regina Coeli, Coro da Universidade de Lisboa e Coro Públia Hortênsia, entre outros.

I Parte

Exsultate, Exsultate, jubilate, W. A. Mozart

Laudamus te, Missa em Dó, W.A. Mozart

Et incarnatus est, Missa em Dó, W. A. Mozart

Vocalise, S. Rachmaninov

Rejoice, Messias, F. Haendel

Ave Maria, G. Caccini

Alleluia, Exsultate, jubilate, W. A. Mozart

II Parte

Chanson espagnole, Musset, L. Delibes

Una voce poco fa, Rosina — “Il Barbiere di Siviglia”, G. Rossini

Depuis le jour, Louise, G. Charpentier

Mein Herr Marquis, Adele — “Die Fledermaus”, J. Strauss

Les oiseaux dans la charmille, Olympia — “Les contes d’Hoffmann”, J. Offenbach