Início AGENDA ABRANTES – António Augusto da Silva Martins: mais completo atleta português de...

ABRANTES – António Augusto da Silva Martins: mais completo atleta português de todos os tempos

Dia 08 de novembro (3ª feira), pelas 18h00, na Biblioteca Municipal António Botto, vai ser apresentado o livro “António Augusto da Silva Martins – O mais completo atleta português de todos os tempos”. Estarão presentes a autora do livro, Inês Gentil Martins, e o cirurgião e pediatra Gentil Martins (que colaborou na edição), respetivamente neta e filho de António Augusto da Silva Martins.

Segundo a autora, o livro pretende dar a conhecer às novas gerações “a vida, embora curta, mas exemplar e multifacetada, quer como ser humano, como médico-cirurgião e como desportista”. António Augusto da Silva Martins nasceu em S. Miguel do Rio Torto, concelho de Abrantes, em 1892. Foi um conceituado médico-cirurgião, investigador (colaborou com Egas Moniz nos trabalhos que lhe mereceram o prémio Nobel da Medicina), oficial militar em França na ofensiva final dos Aliados no decorrer da 1ª Guerra Mundial e atleta olímpico. Bateu o seu primeiro recorde nacional há mais de 100 anos e foi olímpico há mais de 90.

Num recente artigo publicado na revista Selecções do Reader’s Digest, Gentil Martins escreve o seguinte sobre o currículo desportivo do pai: «…o atleta mais completo foi de longe o meu pai, porque ele foi recordista nacional em várias modalidades: peso, disco, dardo, salto em altura, salto em comprimento, salto em largura. Foi campeão em tudo o que havia no tiro desportivo nessa altura – espingarda de guerra, espingarda livre (deitado, de joelhos e de pé, e obteve o primeiro lugar no Campeonato do Mundo, em 1928, o único ano em que o tiro não fez parte das modalidades olímpicas), pistola de guerra, pistola livre e de precisão, de pé, deitado, de joelhos. Ou seja, tudo o que havia do desporto de tiro na altura». Faleceu prematuramente, em 1930, na sequencia de um acidente durante uma prova de tiro. Pelo seu legado e por ser filho da terra, a Câmara de Abrantes atribuiu-lhe a título póstumo a medalha de Honra da Cidade de Abrantes, no dia 14 de junho de 2016, durante a cerimónia do Centenário da cidade, tendo a mesma sido entregue ao filho, Gentil Martins.