Tiago Queirós, aluno da Escola Sec. Solano de Abreu, Abrantes, foi o vencedor da edição 2017 do High School Innovation Summit, concurso de ideias de produtos e serviços inovadores, com recurso às tecnologias, que decorreu no dia 19 de abril, no Parque Tecnológico do Vale do Tejo, em Alferrarede. A ideia vencedora consta da criação de uma plataforma agregadora de prestação de serviços múltiplos. O vencedor terá a possibilidade de desenvolver o seu projeto em parceria com a Plataforma Lusídeias do grupo Compta, instalada no Parque Tecnológico.
Em 2º lugar ficou o aluno Bernardo Monteiro Rosa, da Escola Profissional de Torres Novas que apresentou um projeto de uma plataforma agregadora do historial clinico de fácil acesso a profissionais de saúde, meios de emergências, etc. Pedro Moreira e Luis Paulo, alunos da Escola Profissional de Torres Novas, conquistaram a 3ª posição com uma party list. As ideias apresentadas assentaram em áreas diferenciadas, desde o turismo, saúde, música ou economia. Aberto à participação de alunos finalistas dos ensinos secundário e profissional da região, a edição deste ano contou com a presença de cerca de 300 jovens, oriundos de escolas dos concelhos de Abrantes, Tomar, Alcanena, Vila Nova da Barquinha e Torres Novas.
Este concurso de ideias que pretende estimular a criatividade, inovação e empreendedorismo junto dos alunos é organizado anualmente pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes – Instituto Politécnico de Tomar, o Município de Abrantes, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, o TAGUSVALLEY e a Plataforma Nacional de Inovação Lusideias do Grupo Compta. O evento envolve ainda outros players empresariais, tais como a IBM Portugal, a SoftINSA – Engenharia de Software Avançado, a Proside – Conceção e Implementação de Soluções Informáticas, a Angelboost – Galactic Percentage, a Pegop – Energia Elétrica, a Mitsubishi Fuso Truck Europe e a Techframe – Sistemas de Informação.
Para além da competição, os alunos tiveram oportunidade de participar em workshops dedicados às áreas da tecnologia e do empreendedorismo. Aos prémios atribuídos aos vencedores, acrescem bolsas de estudo, bem como estágios de verão a decorrer numa das empresas associadas. Celeste Simão, vereadora da Educação, deixou aos participantes uma mensagem de incentivo: “Nós acreditamos no trabalho dos jovens. É nos jovens que nós depositamos os nossos sonhos”.