ABRANTES – Acolheu conferência do Correio da Manhã que quer aproximar...

ABRANTES – Acolheu conferência do Correio da Manhã que quer aproximar escola e família no combate à violência

Numa iniciativa que se tem realizado apenas nas capitais de distrito, a conferência “Mais  Escola, Melhor Família” esteve em Abrantes numa sessão em que estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, a Vereadora Celeste Simão, Paulo Sargento, Comissário da iniciativa “Mais Escola, Melhor Família”, Carlos Anjos, Presidente da Comissão de Proteção às vítimas de crimes, Miguel Faria, psicólogo e coordenador da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches do Instituto Politécnico da Lusofonia, e Daniel Marques, Comissário da PSP  e Comandante da Esquadra de Abrantes.

“Por uma cultura de paz, contra a violência” é o lema das conferências que pretende envolver toda a comunidade escolar no debate sobre o bullying nas escolas e a separação crescente entre as famílias e a escolas.

Na ocasião, Manuel Jorge Valamatos referiu que as escolas e a família “são essenciais no processo de aprendizagem dos nossos jovens e na sua formação cívica e pessoal, preparando-os para viver em sociedade”. “São os valores transmitidos aos nossos jovens que vão permitir que estejam preparados para enfrentar os desafios da sociedade”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes acrescentando que “a união tem de ser um elemento fundamental na construção de uma cultura de cidadania, solidariedade e tolerância”.

Daniel Marques, Comissário da PSP e Comandante da Esquadra de Abrantes, destacou a importância do programa “Escola Segura” que realiza policiamento de proximidade em ambiente escolar, numa clara aposta de prevenção.

Alunos, professores, famílias e técnicos da área social estiveram presentes na conferência que debateu temas como o bullying, tolerância, igualdade e trabalho em articulação entre todos os parceiros sociais, com a moderação do jornalista da CMTV, Nuno Moreira.

A conferência foi antecedida por um momento musical com os alunos de música da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes.