Na última reunião de Câmara, realizada no dia 23 de março de 2021, foi dado a conhecer o relatório anual relativo ao ano de 2020 do Programa de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos.
Durante o ano 2020 foi paga uma despesa no montante de 87.654,48 euros, relativa a candidaturas aprovadas, significando um acréscimo de 48% em relação a 2019, facto que o executivo justifica com o aumento de candidaturas por parte de famílias que se debateram com situações de carência económica, na sequência dos efeitos negativos provocados pela pandemia Covid-19.
No que se refere aos apoios continuados, o pedido de apoio na área da habitação, para comparticipação da renda da casa é o mais solicitado, seguindo-se o apoio à aquisição de medicação. Relativamente aos pedidos de apoio de emergência, são essencialmente, pedidos para pagamento de bens essenciais, tais como água, luz, gás e comida.
O Programa de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos tem como objetivo disponibilizar recursos para auxiliar pessoas em situação de carência económica, minimizando as situações de pobreza e de exclusão social.
No âmbito do orçamento da Câmara para 2021, foi reforçada a dotação para suporte a este programa com o montante de 120 mil euros.