A StartUP Torres Novas, um projeto integrado no programa Torres Novas +, da responsabilidade da Câmara Municipal de Torres Novas, que pretende dotar a região das infraestruturas e especialistas para tornar boas ideias e projetos em negócios, com o objetivo de se tornar numa referência de empreendedorismo no centro do País, foi oficialmente inaugurada nesta segunda-feira, no seu novo edifício.
A StartUp Torres Novas traduz a estratégia de empreendedorismo e inovação definida para o município, com o objetivo de contribuir para o fomento económico do concelho, da região e do país. “Temos vindo a trabalhar e a definir um conjunto de políticas para o município que visam torná-lo mais atrativo para receber novos empreendedores. Acreditamos que Torres Novas reúne todas as condições para se tornar e afirmar como um exemplo de empreendedorismo fora dos grandes centros urbanos”, afirma Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Torres Novas.
A incubadora de empresas mais central do país está preparada para receber qualquer ideia de negócio e os empreendedores que escolham a StartUp Torres Novas têm à sua disposição um leque completo de serviços, instalações e uma equipa especializada para dar apoio, desde a ideia à concretização do negócio. Para além disso, os incubados têm ainda a possibilidade de potenciar a sua rede de networking através de um painel de mentores composto por empresários de renome do panorama nacional, tais como Paulo Pereira da Silva (CEO Renova), Rui Leitão (CEO Digidelta), Victor Figueiredo (CEO Univeg), Carlos Marçal (CMO GresTejo S.A.) e Miguel Cunha (Director Casal das Flores, Lda).
Segundo Nuno Valente, coordenador do Projeto Torres Novas +, “a decisão de tornar real a StartUp Torres Novas surge após auscultarmos os vários quadrantes da nossa região e percebermos que havia muitas e boas ideias, mas que faltava o espaço e o apoio necessários para as concretizar. Acreditamos que a StartUp Torres Novas, aliada a outras iniciativas, seja o estímulo para a criação do ecossistema empresarial e de inovação que potenciará a região como um concelho de empreendedores”. À data da inauguração existem já dez candidaturas, das quais cinco já foram analisadas e aceites para se instalarem na incubadora, nas mais variadas áreas, agricultura, design, área alimentar, tecnológica, desporto, turismo, cultura e artes criativas. Até ao final do presente ano o objetivo é chegar aos dez incubados e durante o próximo atingir os vinte incubados e quatro empresas em regime de aceleração.
“A StartUP Torres Novas quer, ainda, aumentar o número de pessoas qualificadas para apoiar os novos empreendedores. São vários os exemplos de sucesso na região, como os casos da Renova, Digidelta, que escolheram Torres Novas para se centrar e acreditamos que podemos ter mais projetos vencedores num futuro próximo. Com o dinamismo que estamos a criar esperamos atrair e cativar quem queira o melhor dos dois mundos: a inovação e a vontade de fazer acontecer, que se juntam à qualidade de vida e bem-estar que o município oferece. Um conjunto de condições que fazem de Torres Novas um local atrativo para os novos empreendedores se fixarem e desenvolverem os seus negócios”, afirma o presidente da autarquia. A inauguração da incubadora contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos e de diversas entidades e empresas parceiras, nomeadamente o NERSANT, a ANJE, o IAPMEI, o IEFP Delegação Distrital, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o ISCTE ou a StartUp Lisboa. Os potenciais interessados podem obter mais informações e candidatar as suas ideias de negócio através do website www.startuptorresnovas.pt.