Início REGIONAL ALCANENA – Entrega de Desfibrilhadores à Câmara Municipal

ALCANENA – Entrega de Desfibrilhadores à Câmara Municipal

Teve lugar a entrega de quatro desfibrilhadores, Zoll – AED Plus, adquiridos pelo Municipio de Alcanena, à empresa Senilife, Lda., e teve ainda lugar a apresentação do Projeto de Desfibrilhação Automática Externa pelo Engº Pedro Santos Diretor da referida empresa. Tendo estado presentes a Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, Presidente da União das Freguesias de Alcanena e Vila Moreira, António Frazão Silva, Comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena, Jorge Frazão, bem como um representante do Agrupamento de Escolas de Alcanena e funcionários da Autarquia.

Esta iniciativa teve início com o convite, por parte da empresa Senilife, e tem como objetivos:
• Promoção da melhoria da sobrevida das vítimas de morte súbita de etiologia cardíaca;
• Reforço da cadeia de sobrevivência com vista a garantir a máxima probabilidade de sobrevivência a uma vitima de paragem cardiorrespiratória;
• O Programa DAE inclui toda a estrutura de suporte à utilização de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) por operacionais não médicos.

Numa primeira fase deste projeto, decorreu já uma primeira formação de 6 (seis) funcionários da autarquia, ficando habilitados a operacionalizar os referidos equipamentos em caso de necessidade.
A formação tem como temas:
• Cadeia de Sobrevivência
• Algoritmo do Suporte Básico de Vida
• Algoritmo de Atuação com Desfibrilhador Automático Externo

Os formandos aprendem a manusear os seguintes equipamentos:
• DAE
• Caixa para DAE
• Sinalética

No ato da entrega dos equipamentos, a Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, esclareceu em que locais, nesta primeira fase, ficariam os equipamentos de desfibrilhação:
– Edifício dos Paços do Concelho,
– Piscinas Municipais de Alcanena
– Piscinas Municipais de Minde
– Pavilhão da Escola Secundária.

Estes aparelhos ficarão em locais de fácil acesso, de forma a serem utilizados, por pessoal formado e certificado, de forma fácil e rápida, sendo que estes possam ser deslocados pontualmente, caso haja algum evento fora dos edifícios em questão. Fernanda Asseiceira ainda esclareceu que se procurou que as pessoas que receberam a formação fossem pessoas que tivessem mais contacto com o público. Este equipamento poderá ser utilizado em pessoas com mais de oito anos ou mais de 25kg e só poderão ser utilizados pelas pessoas que fizeram a formação e estão certificados pela empresa, ou com formação específica na referida área devidamente comprovada.

Seguiu-se uma demonstração por parte do Engº Pedro Santos, Diretor da empresa Senilife, Lda, de como manusear o equipamento, mostrando que estes são de muito fácil utilização e que ainda têm indicações visuais (mostrando no visor texto e tendo uma indicação luminosa presente no desenho que mostra o procedimento a seguir).

Na sua demonstração, foi possível verificar todos os passos a dar, caso alguém se depare com uma vítima:
1 – Verificar as condições de segurança (o local onde se encontra a vítima);
2 – Avaliar a consciência da pessoa
3 – Avaliar as vias aéreas (ver se a pessoa respira, se respirar colocar em Posição Lateral de Segurança)
4 – Chamar 112 (referir a sua localização exata, indicar se a vítima respira ou não e identificar-se)
5 – Ir buscar o equipamento e ligá-lo (só para quem é certificado)
6 – Fazer a segurança do tórax (secar o tórax da vítima, cortar os pelos do tórax de forma a permitir a aderência dos elétrodos, se a pessoa tiver pensos na área devem ser retirados e a zona limpa e verificar se a vítima utiliza pacemaker)
7 – Colocar elétrodos e seguir as instruções do equipamento
8 – Fazer reanimação (compressões e insuflações) – 30 compressões (profundidade de 5/6cm, com uma frequência de 100/120 por minuto), 2 insuflações (devendo utilizar uma proteção).
Neste procedimento, o desfibrilhador indica se as compressões estão a ser feitas de forma correta e ainda ajuda (com uma indicação auditiva) com a frequência das compressões.

De notar que todas as pessoas podem seguir os passos 1 a 4, de forma a agilizar os meios necessários de uma forma rápida. No final da demonstração, a Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, distribuiu os certificados aos funcionários que completaram, com sucesso, a formação. Haverão mais três formações, com início em setembro deste ano, que terão como destinatários, funcionários da Autarquia, do Agrupamento de Escolas e de associações que utilizem, de forma regular o pavilhão da Escola Secundária de Alcanena. De forma a sensibilizar a população em geral, a Câmara Municipal de Alcanena irá distribuir, de forma gratuita, através de correio / infomail, um guia informativo de consulta rápida de Suporte Básico de Vida, de forma a que qualquer pessoa seja capaz de socorrer alguém que esteja em perigo. Este guia terá todos os passos a seguir caso exista alguém em perigo de vida.