Integrado no programa da Festa Templária, decorreu, na tarde desta quinta-feira, o seminário “A Ordem do Templo e a Defesa Territorial”. Foi no Convento de Cristo, numa organização do Município de Tomar, Ministério da Cultura, Ordem Suprema Militar do Templo de Jerusalém, Associação do Turismo Militar Português, Thomar Honoris, entre outras. No decorrer da Sessão de Abertura, destaque para algumas das várias intervenções. Foi o caso de Ana Miguel Santos, da Associação Portuguesa de Turismo Militar, que começou por recordar que este é um ano especial pelo facto de a Sede da associação se ter fixado em Tomar:
Seguiu-se a intervenção da vereadora Filipa Fernandes, da Câmara de Tomar, que destacou o facto de esta ser uma realização onde se envolvem muitas instituições:
O seminário pretendeu contribuir para um debate sobre a importância dos Templários na construção e defesa do que hoje é Portugal nesta vertente cultural e turística como referia, depois, Andreia Galvão, diretora do Convento de Cristo: