A alegria estampada nos rostos dos músicos, do público e dos organizadores é o espelho do êxito que constituiu o concerto do grupo galego Liñaceira, no sábado passado, na aldeia tomarense com o mesmo nome. Mais de uma década depois de ter terminado, o grupo voltou a juntar-se propositadamente para um concerto único na Linhaceira, a propósito do Centenário das Escolas naquela localidade, e ninguém se arrependeu de ter levado para a frente essa ideia que surgiu ainda em 2017, quando se preparavam as comemorações.
A qualidade da interpretação deste agrupamento dedicado à música tradicional, não apenas da Galiza, mas também de Portugal, resultou num espectáculo memorável, sublinhado pelo aplauso de pé que os espectadores tributaram às cantoras e aos músicos Pablo e Luís que se lhes juntaram no final do concerto. As Liñaceira, que contaram com a presença de um número significativo de
familiares e amigos, estiveram na aldeia durante três dias, em que puderam
conhecer a freguesia mas também a cidade. As refeições, incluindo um almoço
aberto à comunidade, serviram também para estreitar laços e para partilhar
muita música.
A iniciativa só foi possível graças à enorme generosidade e simpatia do grupo galego, mas também ao apoio incondicional e ao trabalho incansável de um conjunto vasto de pessoas e entidades, em que são de destacar os dirigentes da Associação de Pais, da ACR da Linhaceira, da Comissão da Capela, o técnico de som João Cotovio, a Junta de Freguesia de Asseiceira e a Câmara Municipal de Tomar, além de outros amigos que colaboraram activamente. Sem esquecer todos os linhaceirenses e moradores de outros lugares da freguesia cuja presença no concerto foi determinante para o seu sucesso.
E pode vir a dar frutos. Nos bastidores, ia-se falando da possibilidade de aproveitar contactos e a dinâmica criada para eventos futuros, agora que a vida associativa da aldeia está a precisar de sangue novo para potenciar as condições que o Salão Multiusos claramente oferece.
O concerto foi mais um momento das comemorações do Centenário das Escolas na Linhaceira, tal como o Concurso de Fotografia, cujos prémios foram entregues na ocasião. O linho, que já começou a germinar, terá em breve uma plantação simbólica, estando igualmente previsto para as próximas semanas o lançamento do Prémio Literário “A Escola”.