Este domingo, 18 de março, a Alameda da Carvalha, na Sertã, recebe mais um mercado mensal de produtos da Terra que terá, desta vez, em destaque “Flores e Sementeiras”. Promovido pelo Município da Sertã, naquele mercado poderão também ser adquiridos produtos hortofrutícolas, produtos transformados e artesanato. O mercado “Produtos da Terra” decorrerá na Alameda da Carvalha, na Sertã, entre as 10 e as 17 horas.
No recinto do mercado “Produtos da Terra” estão em exposição os Espantalhos do 7.º Concurso de Espantalhos promovido pelo Centro Social, Recreativo e Cultural do Vale do Laço. Esta edição do concurso registou pouca adesão, devido à ocorrência de incêndios florestais na mesma altura. Os Espantalhos surgem nesta edição alusiva às sementeiras, justamente pela sua função de protecção das sementeiras, cujo papel primordial é o de afastar os pássaros.
Recorde-se que o mercado mensal “Produtos da Terra” se baseia numa lógica de proximidade entre o cidadão e os produtores regionais: quem procura produtos de qualidade pode assim fazê-lo num local próximo e sem recorrer às grandes superfícies. As inscrições (de produtores) efetuam-se na Casa da Cultura da Sertã imediatamente após a realização de cada mercado, até ao último dia de cada mês.
Produtos da Terra – agenda 2018:
18 de março – Flores e Sementeiras
15 de abril – Doçaria Tradicional
20 de maio – Artesanato
17 de junho – Frutas e Legumes
26 de agosto – Mel
16 de setembro – Vinhos, Aguardentes e Licores
21 de outubro – Castanha e Frutos Secos
18 de novembro – Bolos de Todos os Santos
23 de dezembro –Natal