O Município de Alvaiázere em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere dedicou a semana transata às comemorações do Dia da Floresta Autóctone. As comemorações tiveram início no dia 21 de novembro, e terminaram no dia 24 de novembro, na Mata do Carrascal. À semelhança dos anos anteriores, os alunos e professores participaram na plantação de medronheiros e de carvalho cerquinho que, por certo, irão contribuir para uma floresta mais resiliente e valorizar o papel das espécies autóctones na promoção da biodiversidade.
Num ano particularmente difícil ao nível da destruição florestal, importa realçar as palavras dirigidas aos alunos e professores pelo Vice-Presidente da Câmara, Agostinho Gomes, que tiveram como propósito evidenciar a importância para uma maior consciencialização, proteção, compensação e ordenamento da floresta, capaz de reparar os danos ambientais e evitar que se promova a plantação de espécies importadas. Aproveitou ainda o momento para lançar o projeto “DAR PARA PROTEGER” que consiste em disponibilizar gratuitamente plantas autóctones aos munícipes que estejam disponíveis para substituir eucaliptos ou pinheiros por medronheiros, carvalhos cerquinhos, sobreiros ou azinheiras, especialmente no perímetro das aldeias mais próximas da floresta e nas Faixas de Gestão Combustível das estradas municipais, com o devido acompanhamento técnico, como forma de proteger bens e pessoas.
Antes de se iniciar a plantação, a Técnica do Gabinete Técnico Florestal também explicou aos participantes o papel fundamental que as florestas têm na conservação do solo, na regulação do clima e do ciclo hidrológico, enquanto suporte de biodiversidade e sumidouro de CO2, realçando também a importância da preservação da floresta autóctone, que infelizmente está a desaparecer ou está muito alterada, fruto do elevado número de incêndios e da adoção de modelos silvícolas que não respeitam a floresta autóctone. No dia 23, no âmbito do Programa ECO XXI, que distinguiu o Município de Alvaiázere com um prémio pelas boas práticas ambientais desenvolvidas, ocorreu um passeio na “Rota pela Floresta” coincidente com os desígnios da Associação Bandeira Azul (ABAE), uma iniciativa que teve como objetivo reforçar a importância de contribuir para a mitigação dos efeitos nefastos das alterações climáticas.