Início REGIONAL SANTARÉM – Primeira fase da empreitada da requalificação da avenida D. Afonso...

SANTARÉM – Primeira fase da empreitada da requalificação da avenida D. Afonso Henriques está consignada

A 1ª Fase da Empreitada de requalificação da Avenida D. Afonso Henriques já está consignada. Esta 1ª Fase, com prazo de execução de 100 dias, e estimativa orçamental para elaboração do projeto de execução de 240 819,21 €, vai intervir na Avenida Grupo de Forcados Amadores de Santarém para poente, entre o Campo Infante da Câmara e a Rua Padre João Rodrigues Ribeiro, com o objetivo de possibilitar aos munícipes uma utilização mais eficiente das infraestruturas existentes, após a abertura do Centro Escolar do Sacapeito, de modo a criar melhores condições de acesso viário ao local.

Estas intervenções pretendem dar uma resposta integrada aos vários constrangimentos identificados, através da utilização de modos de deslocação mais sustentáveis, com a partilha coerente e equilibrada do espaço público entre os diferentes modos de deslocação, e, ao mesmo tempo, zelar pela melhoria das condições de segurança rodoviária e da circulação pedonal que assegurem a melhoria da qualidade de vida da população.

A empreitada vai permitir estabelecer a ligação ao novo Centro Escolar do Sacapeito com entrada principal pela Rua Pedro Cid, a construção dum novo troço de arruamento, composto por uma única via de circulação automóvel, que para além de permitir mais um acesso viário ao Centro Escolar, apresenta, simultaneamente, uma alternativa de saída ao Campo Infante da Câmara que lhe está adjacente. Em termos de acessibilidade, a rede de percursos pedonais vai ser melhorada, de modo a garantir melhores condições nos atravessamentos para peões, a par da criação dum espaço de lazer agradável e o reforço da estrutura arbórea em diversos locais, ao longo das vias de circulação, em articulação com a colocação de algum mobiliário urbano e de introdução de iluminação adaptada às necessidades do espaço público, que contribua para o aumento do conforto e segurança dos munícipes.

Esta empreitada não procede a qualquer alteração ao estacionamento nas ruas que vão ser alvo de intervenção, para além de que prevê um aumento dos lugares de estacionamento, na Rua Padre João Rodrigues Ribeiro, junto à área de miradouro, com a criação de mais 5 lugares e ao longo da Rua Pedro Cid, com a criação de mais 20 lugares. Após a conclusão da 1ª Fase, a 2ª Fase contempla a intervenção na Avenida Marechal Sá da Bandeira e na Avenida D. Afonso Henriques que integram a rede estruturante da cidade de Santarém, através da sua intersecção com a E.N.3 – Estrada da Calçadinha, que marca uma das principais entradas na zona do planalto.

Através destas Avenidas, assegura-se a distribuição do tráfego para o Largo Cândido dos Reis, que permite a ligação com o Centro Histórico e as restantes zonas da Cidade, e a distribuição do tráfego para a Avenida Grupo de Forcados Amadores de Santarém e a Avenida Madre Andaluz, de modo a permitir a ligação à Circular Urbana. www.cm-santarem.pt