A 37ª Edição do Festival Nacional de Gastronomia dá continuidade ao trabalho de defesa da gastronomia como Património Nacional procurando abranger a transversalidade da Gastronomia Portuguesa, através do cruzamento da cozinha tradicional com a cozinha contemporânea. Nesta edição, os conteúdos do Festival têm uma maior incidência sobre a temática do Pão, o Pão de Cada Dia com o foco nos cereais e nas novas utilizações de matérias-primas já conhecidas na produção de pão, bem como, a recuperação de fórmulas tradicionais como a “massa mãe”. O Programa inclui diariamente conteúdos que dão destaque a pratos gastronómicos tradicionais e modernos cuja base da sua confeção é o pão.
Mantendo a sua assinatura, “Descubra Santarém enquanto prova Portugal”, o Festival Nacional de Gastronomia convida o visitante para 11 dias de festa que comemoram a gastronomia portuguesa através de uma viagem pelos sabores mais ricos do nosso território. São 12 Tasquinhas tradicionais, 4 tasquinhas de Petisco, uma mostra de doçaria conventual e um mercado de produtos típicos que nos chegam de todo o país para adocicar ou apimentar a boca a quem nos visita.
O Festival volta a acolher o Restaurante Lucky 13 na sua 3ª Edição onde durante 8 noites se apresentam os valores para o futuro da nossa gastronomia com a participação de 16 Chefes que proporcionam ao visitante 8 experiências gastronómicas distintas com jantares temáticos exclusivos para um máximo de 50 pessoas e com o desafio de manter a matriz tradicional do Festival podendo fazer a ponte entre o que está a acontecer na gastronomia e na restauração. Os jantares no Lucky 13 estão sujeitos a marcação e têm o valor de 35€ por pessoa, por menu completo.
11 Municípios Presentes
Numa aposta clara na defesa dos produtos tradicionais portugueses, o Festival apresenta o subtema do “Pão de Cada Dia”, com a chancela da Secretaria de Estado da Agricultura e Alimentação, com uma programação diária dedicada a um, ou mais produtos emblemáticos do Município convidado. Santarém, Lamego, Madeira, Vila Nova de Gaia e Freguesia de Avintes, Bragança, Açores, Vidigueira, Loulé, Mafra, Seia e Almeirim trazem a lume uma enorme multiplicidade de pães, desde os mais tradicionais aos mais inovadores e de produtos derivados do pão e de diferentes utilizações, mostrando e dando a provar o que melhor nos dá o nosso país. Degustações Enogastronómicas, Demonstrações de Cozinha, workshops, Cursos de vinho e Provas são algumas das ações que marcarão os dias temáticos.
O Festival e a aposta nos Jovens
Nos dias 24 e 25 de Outubro, o FNG volta a acolher a Final Nacional do concurso Jovem Talento da Gastronomia, com 42 finalistas disputarem o primeiro lugar em 7 categorias a concurso. No dia 25, acontece também o fórum Que Gastronomia para o Futuro de Portugal. Neste dia celebra-se o Dia do Estudante de Gastronomia. Ainda a pensar no público mais jovem o FNG volta a apostar numa Área Didática/Espaço Júnior, em parceria com a ESES e a SCMS, e que consiste num espaço dedicado ao acolhimento e entretenimento de crianças entre os 3 e os 10 anos.
Novidades
As grandes novidades desta edição incluem um Winebar – Espaço de Degustação de Vinhos e petiscos de Norte a Sul do País e uma Padaria Educativa – espaço criado em parceria com a ACIP e a Fernetto – onde se faz pão diversas vezes ao dia permitindo aos visitantes acompanhar a feitura. Este espaço reforça a preocupação do Festival com os mais novos na disponibilização de workshops que permitem a miúdos e graúdos “pôr a mão na massa”. As entradas diárias no Festival têm o valor de 2€ e podem ser adquiridas no Complexo Aquático de Santarém, no Posto de Turismo ou à entrada do Festival.
O Festival funciona de segunda a quinta-feira entre as 12H00 e as 00H00 e às sextas-feiras e sábados entre as 12h00 e a 03H00, sendo que no último dia, 29 de outubro, encerra às 16h00. O local do evento é na mítica Casa do Campino, no Campo Infante da Câmara, em Santarém. Sobre o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém Criado em 1980, este é o mais antigo Festival de Gastronomia do país. Realiza-se anualmente, celebrando no ano de 2017 a 37ª edição. É uma marca consagrada junto dos gastrónomos, profissionais e amantes da boa mesa. Apresenta, anualmente, um programa rico em atividades que celebram e promovem o Património Gastronómico Português. Apresenta-se como um certame de excelência e uma montra dos sabores regionais. Este ano, apresenta o tema “Pão de Cada Dia” e convida os visitantes a mergulharem nos sabores da tradição e da inovação culinária, entre os dias 19 a 29 de Outubro. www.cm-santarem.pt