O tempo passa e o incêndio continua activo, cenário cada vez mais preocupante. As chamas progridem em direção ao concelho de Ourém (distrito de Santarém), no sentido das povoações de Lagoa de Santa Catarina e Ribeira do Fárrio, na freguesia de Abiúl (concelho de Pombal), disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Os meios de combate estão essencialmente preocupados em defender habitações e outro tipo de edificações, sublinhou a mesma fonte, referindo que o efetivo mobilizado para o local já foi reforçado por 12 grupos, oriundos designadamente dos distritos de Aveiro, de Santarém e de Lisboa.
Pelas 23:00, o incendio, estava a ser combatido por 531 operacionais e 159 meios terrestres. .
O fogo teve início num povoamento florestal próximo de Pipa, pelas 14h14 desta sexta-feira, na freguesia de Vila Cã, concelho de Pombal, estando já essa frente controlada, mas mantém-se ativo, em Abiul, igualmente no município de Pombal, podendo colocar “casas em perigo”, disse à agência Lusa, pela mesma hora, a presidente da Junta de Freguesia de Abiul, Ana Tenente.
Grupo de reforços acionados: GRIF 01 Santarém, GRIF 02 Santarém, GRIF 03 Santarém, GRIF 01 Lisboa, GRIF 02 Castelo Branco, GRIF 01 Portalegre, GRIF 01 Aveiro, GRIF 01 Coimbra, GRIF 02 Portalegre , GRIF 03 Castelo Branco, GRIF 01 Guarda , GRIF 03 Lisboa .