A candidatura “Acreditar em Tomar” (PSD) apresentou o seu mandatário da juventude, Christopher Pratt, no estabelecimento Iguarias do Convento no dia 3 de setembro. Na sua intervenção, C.J., como é conhecido, de 26 anos, confessou que ficou surpreendido com o convite para o cargo e, na altura, questionou-se: porquê eu? E concluiu que é o reconhecimento do trabalho que tem estado a fazer em Tomar, onde vive desde os três anos. Christopher afirma-se preocupado com os problemas dos jovens e lamenta ver partir amigos seus para países como a Suíça ou o Brasil porque em Tomar não conseguem trabalho. Revela que também ele foi convidado para trabalhar noutros países, mas é aqui que gosta de viver e trabalhar, é aqui que se sente bem. Entusiasmado, mostrou confiança na candidatura do PSD como forma de encontrar soluções de criação de emprego e de fixação dos jovens.
A sessão foi aberta com a intervenção de João Tenreiro, Presidente da Comissão Política de Secção e candidato à Presidência da Assembleia Municipal. Contundente, deixou críticas à atual governação socialista e comunista da Câmara de Tomar que “tem levado o concelho ao abandono” num mandato de “quatro anos péssimos”. Denunciou o facto de a CDU querer nesta altura “pôr-se de fora” da gestão camarária quando tem trabalho em coligação com o PS na Autarquia, partilhando pelouros e responsabilidades. Também a nível da política de juventude, João Tenreiro acusou a atual gestão PS/CDU de nada fazer à exceção de alguns casos pontuais. Abordou ainda temas como a habitação para jovens, a revitalização do parque industrial ou o ambiente denunciando a inércia da atual maioria. Por fim manifestou a confiança na vitória do PSD nas eleições autárquicas em Tomar para que se consiga captar “mais jovens, mais emprego e dar dinâmica ao concelho”.
José Delgado, candidato do PSD à Câmara Municipal, agradeceu ao Mandatário da Juventude o facto de ter aceite o desafio e abordou no seu discurso temas relacionados com a juventude como o emprego, a sustentabilidade e o desenvolvimento económico. Anunciou a criação de um gabinete de desenvolvimento e investigação. “Não podemos ficar à espera que os investidores venham ter connosco, temos de ir ter com eles e facilitar o investimento”, defendeu o candidato. Sobre o mandato que está a terminar resumiu numa frase: “isto correu tão mal”. Ao mesmo tempo apresentou as suas linhas principais de atuação com base no lema: “Vamos dar um novo rumo a Tomar”.
Tiago Carrão, apesar de ser o candidato do PSD, à Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais e S. João Baptista, disse que estava ali sobretudo enquanto dirigente da JSD, aproveitando para cumprimentar a JSD Tomar pela escolha do mandatário e organização da sessão. Elogiou o percurso académico do mandatário e a coragem que teve de criar o seu próprio emprego através da criação da empresa Next Solutions, isto sempre com uma grande participação no associativismo e nas atividades desportivas. O líder distrital da JSD lamentou que Tomar tenha perdido mais de 2 mil habitantes nos últimos quatro anos, sendo a maior parte deles jovens. Por isso, o desafio é “arranjar forma de criar emprego e fixar os jovens” porque “Tomar perde por cada jovem que sai”.
Christopher Pratt é atualmente o capitão da equipa do IP Thomar Rugby e integra o Grupo de Forcados Amadores de Tomar. O jovem inglês radicado em Tomar desde os três anos é licenciado em Gestão Turística e Cultural e Mestre em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural. Como jovem empresário é um dos promotores da startup Next Solution, a primeira startup do laboratório de Turismo do Instituto Politécnico de Tomar.