Numa organização da CICO – Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão e da Câmara Municipal, Constância recebe a segunda edição do FICOC – Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão em Constância, um evento que decorre a partide hoje e estende-se por sábado e domingo. Um vasto e rico programa musical será apresentado ao público por organistas e carrilhanistas nacionais e estrangeiros, potenciando e valorizando ainda mais a existência no concelho dessa relíquia histórica e cultural que é o órgão histórico da Igreja Matriz de Constância, assim como do maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo, o Carrilhão Lvsitanvs.
Com este evento, pretende-se despertar a atenção dos entusiastas do carrilhão espalhados pelo mundo para as peculiaridades de Constância, assim como para as capacidades que esta possui de se afirmar como um local estratégico na valorização do carrilhão no mundo. Recorde-se que Constância possui o maior e mais pesado carrilhão do mundo, o Carrilhão LVSITANVS, relativamente ao qual se têm afirmado excelentes opiniões tanto pela sua estética como pela sua conceção e sonoridade. Este instrumento que faz as delícias de quem o ouve, vai despertando também, e em simultâneo, espectativas e desejos de novas experiências na área da musicalidade. Assim se têm realizado múltiplos concertos por várias regiões do nosso país dando a conhecer aos portugueses mais uma das distinções de Constância.
Na Igreja Matriz da vila, está guardada outra relíquia de índole cultural, o Órgão Histórico de Constância. Instalado no coro alto da Igreja, data de 1827 e é da autoria do organeiro António Xavier Machado e Cerveira, uma das figuras cimeiras da organaria portuguesa. Este órgão tem merecido, da parte de quem o visita, bastantes elogios tanto pela sua qualidade sonora como arquitetónica e cuidada manutenção que o tem mantido musicalmente em condições de funcionamento.