É um festival diferente. Convida os participantes a viver a aldeia e tem uma nova forma de apresentar a música e de partilhar a experiência. E agora, os Bons Sons, principal festival de Tomar e dos mais relevantes no contexto nacional, voltam a provar que são uma experiência para todos, ao incluir actividades para crianças e anunciar que até aos 11 anos, a entrada no recinto é livre.
Em comunicado enviado para a nossa redacção, a organização informa que “todos os dias, os novos pais podem levar os seus mais pequenos à descoberta das primeiras notas, desde o tempo em que estão na barriga das mães com “Música para futuras mamãs”, aos primeiros anos de vida com “Música para crianças”, até aos primeiros passos numa orquestra de instrumentos tradicionais. Para quem gosta de percussão, a oficina Vem Tocar Baterias será o destino ideal para com Nuno Sarafa (baterista de David Fonseca, X-Wife, Best Youth, We Trust, White Haus), construir instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis.
AEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino traz de novo ao BONS SONS os simpáticos Burros de Miranda, raça autóctone e versátil, disponível para passeios a ritmo moderado adequados aos mais novos e mais velhos. A AEPGA ainda promove aulas de contacto com os animais, para dar a conhecer o Burro e a região de onde vem, e apresenta-o como companheiro de um contador de histórias, iniciativa com objectivo de promover os hábitos de leitura.
Durante os dias de festival os participantes podem ainda passar nos Jogos do Helder para experimentar os divertidos jogos interactivos, inspirados em tradições medievais, que divertem toda a família.
Como sempre o BONS SONS proporciona, através do Espaço Criança, o apoio logístico essencial aos pais, como a zona de fraldário e o aluguer de auriculares infantis para proteger a sensibilidade auditiva durante os concertos. Além disso, a programação diária do Espaço Criança com jogos, trabalhos manuais, brincadeiras, histórias, teatro, ginástica, tapete sensorial, entre outros, estimula a aprendizagem e privilegia o contacto com outras crianças num ambiente de BONS SONS. Os pais que pretenderem assistir aos concertos sem levarem as crianças para o bulício do público, podem ainda fazer uso dos serviços de babysitting, disponíveis neste espaço.”