Nos próximos dias 10 e 11 de junho, a Praça Alexandre Herculano em Constância e a Avenida das Forças Armadas, recebem uma grandiosa Feira de Antiguidades e Velharias. Contando com a participação de algumas dezenas de expositores oriundos de todo o país, a mostra pretende reunir objetos, peças e artefactos de valor artístico ou utilitário, numa grande montra que é o Centro Histórico de Constância.
A Feira de Antiguidades e Velharias integra as XXII Pomonas Camonianas, um evento que vai decorrer em Constância, de 9 a 11 de junho. Tendo na sua essência a realização de um mercado quinhentista, com uma exposição-venda dos frutos e das flores referidos por Camões na sua obra, o programa das XXII Pomonas Camonianas integram um Cortejo Quinhentista, o VI Festival Hípico de Constância, a Feira de Antiguidades e Velharias, a Orientação Noturna, Danças Quinhentistas, o Declamões, a Taberna Quinhentista e muita animação. Recorde-se que Constância tem com Camões uma forte relação de afeto, transmitida ao longo das gerações por uma antiga e arreigada tradição que assevera que o Épico aqui viveu.
As comemorações do Dia de Camões em Constância adquiriram nova dimensão e um maior dinamismo com a realização, nos últimos 21 anos, das Pomonas Camonianas, uma atividade pedagógico-cultural que evoca a época em que o Épico viveu e por aqui passou, envolvendo toda a comunidade educativa, muito especialmente as crianças e os jovens do Concelho. Mais informações sobre as Pomonas Camonianas estão disponíveis em www.cm-constancia.pt e na página de facebook do Município de Constância.