A organização das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias revelou as 49 aldeias pré-finalistas que irão ser votadas pelos portugueses, sendo o Centro a região de turismo com maior número a concurso. Ao todo, o Centro tem 14 aldeias candidatas, seguindo-se o Alentejo e o Ribatejo com nove e o Norte com oito. Açores e Algarve concorrem com seis aldeias cada, enquanto a Madeira conta com quatro e Lisboa e Vale do Tejo com duas.
As 49 aldeias pré-finalistas, sete em cada uma das sete categorias, foram anunciadas numa cerimónia que decorreu na Aldeia da Pena, no concelho de S. Pedro do Sul, iniciativa que contou com a presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos. “Nestas 49 pré-finalistas estão contempladas as mais emblemáticas aldeias portuguesas. Digno de assinalar é o equilíbrio da distribuição geográfica das aldeias pré-finalistas, que ocupam todo o território nacional”, destacou o presidente das 7 Maravilhas, Luís Segadães.
As 49 aldeias pré-finalistas resultam da votação de um painel de especialistas constituído por 49 individualidades, sete de cada região de turismo do país, que analisou e votou na lista de 446 candidaturas. Na categoria aldeias autênticas estão selecionadas a Aldeia do Xisto de Cerdeira (Lousã), Alte (Loulé), Biscoitos (Praia da Vitória), Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo), Fontão de Loriga (Seia), Montesinho (Bragança) e Podence (Macedo de Cavaleiros). Na categoria aldeias em áreas protegidas estão selecionadas Aldeia das Salinas da Fonte da Bica (Rio Maior), Bordeira (Aljezur), Chão da Ribeira (Porto Moniz), Lindoso (Ponte da Barca), Penedo (Sintra), Rio de Onor (Bragança) e São Lourenço (Vila do Porto).
Na categoria aldeias de mar estão selecionadas Azenhas do Mar (Sintra), Costa Nova (Ílhavo), Fajã dos Cubres (Calheta), Ferragudo (Lagoa), Porto Covo (Sines), Porto Moniz (Porto Moniz) e Zambujeira do Mar (Odemira). Na categoria aldeias monumento estão selecionadas Almeida (Almeida), Estoi (Faro), Evoramonte (Estremoz), Idanha-a-Velha (Idanha-a-Nova), Monsanto (Idanha-a-Nova), Monsaraz (Reguengos de Monsaraz) e Sortelha (Sortelha). Na categoria aldeias remotas estão selecionadas a Aldeia da Pena (S. Pedro do Sul), Branda da Aveleira (Melgaço), Castro Laboreiro (Melgaço), Curral das Freiras (Câmara De Lobos), Fajã de São João (Calheta), Gondramaz (Miranda Do Corvo) e Piódão (Arganil). Na categoria aldeias ribeirinhas estão selecionadas a Aldeia da Luz (Mourão), Dornes (Ferreira do Zêzere), Escaroupim (Salvaterra de Magos), Furnas (povoação), Santa Clara-a-Velha (Odemira), Sete Cidades (Ponta Delgada) e Vilarinho de Negrões (Montalegre). Na categoria aldeias rurais estão selecionadas Alegrete (Portalegre), Cachopo (Tavira), Casal de S. Simão (Figueiró dos Vinhos), Faial (Santana), Manhouce (S. Pedro do Sul), Paderne (Albufeira) e Sistelo (Arcos de Valdevez).
A promoção em torno destas 49 aldeias começa agora e a votação arranca em julho, durante as sete galas a emitir aos domingos pela RTP. As 7 vencedoras são conhecidas a 03 de setembro numa grande gala final. António Freitas