No âmbito do projeto Clube de Ideias, a Escola Profissional de Tomar promoveu uma ação de formação para alunos, pais e encarregados de educação do Concelho de Tomar, com Jorge Rio Cardoso, professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e técnico superior do Banco de Portugal.
Este professor universitário utilizou a sua experiência de mau aluno, que acabou por reprovar duas vezes ao longo do seu percurso escolar, para motivar para o sucesso e para mostrar que nunca é tarde para iniciar a mudança que, no fundo, todos os que passam por momento de insucesso auspiciam. Ser bom aluno também é algo que se aprende e aprende-se, muitas das vezes, sublinha, por meio de atividades como o desporto, a dança e a música. Com efeito, aquilo que gostamos de fazer pode ser um excelente meio de incentivo para aprender regras e a disciplina individual.
Hoje é professor universitário, escreveu já vários livros, e pretende mostrar que é possível inverter situações menos favoráveis, desde que tenhamos vontade e resiliência, evitando desistir à primeira adversidade. Os obstáculos servem de desafios para o nosso crescimento pessoal e profissional. Para se ser bom aluno é fundamental ter um método de organização do estudo e lidar bem com as adversidades, uma componente mais emocional. Com o seu livro O Método Ser Bom Aluno – Bora Lá?’, Jorge Rio Cardoso quer ensinar todos os estudantes a construir o seu próprio método de estudo para que possam obter bons resultados.