Encontra-se patente na Biblioteca Municipal de Ourém até 19 de abril a exposição “Os objetivos globais para um desenvolvimento sustentável”, uma iniciativa do Município de Ourém e do Instituto Marquês Vale Flor e Rede para o Desenvolvimento Sustentável”. A inauguração da exposição decorreu esta manhã e contou com a presença de vários alunos que apresentaram ao presidente da Câmara Municipal de Ourém os seus projetos de desenvolvimento sustentável. Na ocasião, Paulo Fonseca destacou o trabalho realizado por estes jovens, falando com entusiasmo sobre cada um destes objetivos de desenvolvimento sustentável, abordados de forma específica nesta exposição.
O Município de Ourém pertence à rede Intermunicipal para o Desenvolvimento, em conjunto com mais 19 municípios. Esta rede tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios e para a melhoria da qualidade de vida dos países de língua oficial portuguesa, através da realização de campanhas de sensibilização e educação para a cidadania global, do desenvolvimento de parcerias estratégicas e da implementação de projetos de cooperação para o desenvolvimento.
São 17 os ODS que fazem parte da nova agenda global para o Desenvolvimento até 2030, através dos 5 P (Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias) que englobam as temáticas dos Objetivos. O intuito é promover a aproximação dos mais jovens às questões da cooperação e da educação para o desenvolvimento. Ao longo dos próximos anos letivos o Município pretende ser um facilitador de todos os projetos escolares relacionados com a educação para o desenvolvimento, nomeadamente todos os que estejam relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pressupondo-se para médio prazo mais iniciativas neste âmbito.