Neste Domingo, a Eucaristia Dominical na Igreja Paroquial de Fátima será celebrada, como habitualmente, às 11:00, mas contará desta vez com a participação especial dos Bombeiros Voluntários de Fátima. Uma das intenções de oração será pelas vidas e pelo trabalho dos soldados da paz. A Associação Humanitária prepara a ocasião para apresentar o grupo de jovens que iniciou recentemente formação para bombeiro.
O convite partiu da Paróquia de Fátima e foi prontamente acolhido pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima (BVF). “Quisemos, em atenção e resposta às palavras e apelos do Papa Francisco, que nos pedem uma maior atenção, cuidado e zelo para com os mais pobres e desvalidos, enaltecer os serviços dos Bombeiros de Fátima. É, entre outras, uma das instituições da Paróquia que nos merece o devido reconhecimento pelo seu altruísmo e prontidão”, refere o padre Rui Marto, pároco de Fátima. António Gaspar dos Reis, Comandante dos Bombeiros de Fátima, antecipa a informação de que participarão na Eucaristia diversos elementos do quadro de Comando, do Corpo Ativo e de Reserva dos BVF. A Escola de Estagiários e Cadetes também estará representada.
“Se os jovens estão tão empenhados em ser bombeiros, queremos incentivá-los e a participação nesta Missa é mais uma forma de incentivo, pois serão apresentados à população que irão servir”, sublinha o Comandante Gaspar dos Reis.”Decorre atualmente a formação de um grande grupo de jovens que queremos que Fátima conheça como os futuros bombeiros da terra. Participarão na Eucaristia já com a farda de trabalho, apesar de ainda estarem em formação, porque pretendemos entusiasmá-los e agradecer-lhes a grande adesão ao projeto apresentado na fase de recrutamento, que decorreu em janeiro passado”, explica Alberto Caveiro, presidente da Direção da Associação dos BVF.São 34 os jovens atualmente em formação: 19 estagiários (com 16 ou mais anos de idade) e 15 cadetes (com menos de 16 anos). Até ao momento, concluíram apenas o primeiro de seis módulos, num total de 250 horas de formação, que terminará no início do Verão.
Em reunião recentemente realizada com os pais e encarregados de educação, Direção e Comando reiteraram a sua satisfação por um tão grande número de jovens ter aderido ao convite dos BVF.”É um grupo grande como nunca aconteceu, encantador, coeso, empenhado e trabalhador. Esperamos que todos consigam chegar ao fim, mas mesmo que não cheguem todos, vale sempre a pena o que estão a aprender”, conclui Gaspar dos Reis. No dia 12 de março, a saída das viaturas em cortejo desde o Quartel dos BVF, sito na avenida D. José Alves Correia da Silva, até junto da Igreja Paroquial de Fátima, está marcada para as 10:30. Às 10:50 o grupo de bombeiros e de formandos entrará na Igreja Paroquial; às 11:00 iniciará a Missa.