Início DESPORTO FUTEBOL – 1a Distrital: U. Tomar puxa dos galões e travou líder...

FUTEBOL – 1a Distrital: U. Tomar puxa dos galões e travou líder Coruchense

O União de Tomar venceu o líder Coruchense, com golo de Diogo Moreira, já em plena segunda parte, e deu mais vivacidade ao campeonato, precisamente para as últimas cinco jornadas. Os nabantinos conseguem repetir o triunfo da primeira volta, ou seja, o líder “deu-se” mal com os nabantinos nesta temporada visto que perdeu os dois duelos. Ainda assim, o Coruchense continua em boa posição para assegurar o segundo campeonato em três anos. O União de Tomar, refira-se, ganha mais ânimo para ainda lutar pelo terceiro lugar.

No Pego, o Riachense fez o que lhe competia. Venceu – e bem – no único pelado do campeonato e demonstrou que ainda não atirou a toalha ao chão. Não era de esperar outra coisa. A primeira parte mostrou isso mesmo, período em que o Pego mal teve tempo para saborear o nulo. Moleiro e Bernas traduziram no marcador a superioridade alvinegra ao intervalo. O Pego, no segundo tempo, ainda tentou reagir – e marcou por Cadu – mas não teve tanto discernimento como coração, sendo que do outro lado também esteve uma equipa que não queria facilitar. Filipe Pereira marcou o terceiro com toda a lógica… e a esperança continua.

Em Amiais de Baixo, um golo de Pedro Lourenço foi decisivo para a equipa de Rui Gaivoto garantir três pontos diante de uns Empregados do Comércio que estão, sem dúvida, maia equipa perante aquilo que acontecia há alguns (poucos) meses. Como seria expectável, o Amiense esteve por cima do adversário mas encontrou resistência do outro lado, ainda que as oportunidades até surgissem. O golo, já na segunda parte, colocou o Amiense mais tranquilo na luta pelo pódio, enquanto os Empregados, embora perdendo, receberam boas notícias do Cartaxo.

Em Fazendas de Almeirim, lugar a um duelo entre históricos. O empate substitui até final, o que até se esperava, ainda que o nulo contrarie aquela que tem sido a dinâmica ofensiva dos fazendenses nesta prova. Mas do outro lado esteve um Torres Novas muito forte defensivamente… e isso é meio caminho andado para não perder.

Quem ficou para trás na luta pelo pódio foi o Samora Correia, derrotado em Ourém, diante de um Atlético que, desta vez, aliou a qualidade de jogo aos resultados. Tiago Ferreira e Ricardo Tavares marcaram os tentos dos ourienses (nos últimos minutos) num jogo onde se fez justiça, ou seja, os locais foram mesmo melhores (nomeadamente na segunda parte) e, agora, com estes três pontos, ganham motivos para sorrir. Aliás, os ourienses, em casa, só têm uma derrota nos últimos sete jogos. Ou seja, é no campo da Caridade que estão a ser conquistados pontos fundamentais para a manutenção. Importa dizer que o Samora Correia terminou com dez elementos, fruto da expulsão do guarda-redes, ainda com zero-a-zero.

Em Mação houve lugar a outro nulo, o que também não é normal para os donos da casa. Mas o União de Almeirim esteve bem e mostrou que já esqueceu a derrota no derbie. O Mação, como se esperava, foi mais perigoso só que não esteve acertado na hora do remate.

No Cartaxo, aconteceu o impensável… o Benavente ganhou, algo que ainda só tinha acontecido uma vez nesta temporada. E fê-lo mesmo quase condenado – este cenário pode concretizar-se já na próxima jornada – e (quase) condenando o Cartaxo, que desperdiçou uma ocasião que não podia desperdiçar. Benjamim adiantou os azuis e brancos no marcador, com reacção local no segundo tempo, com tento de Marchão. Mas o Benavente não estava para brincadeiras… e marcou novamente, neste caso por Teixeira.

1a Divisão Distrital (Resultados da 21a jornada): Ouriense-Samora Correia, 2-0, Amiense-Empregados do Comércio, 1-0, Fazendense-Torres Novas, 0-0, Mação-U. Almeirim, 0-0, Cartaxo-Benavente, 1-2, Pego-Riachense, 1-3 e U. Tomar-Coruchense, 1-0. Classificação: 1° Coruchense, 50 pontos, 2° Riachense, 43, 3° Amiense, 38, 4°s Fazendense e Samora Correia, 35, 6° U. Tomar, 34, 7° Mação, 32, 8°s Torres Novas e U. Almeirim, 30, 10° Empregados do Comércio, 22, 11° Ouriense, 21, 12° Pego, 19, 13° Cartaxo, 15, 14° Benavente, 7. Próxima jornada (12/Março): Empregados do Comércio-Ouriense, Amiense-U. Tomar, Samora Correia-Fazendense, Torres Novas-Mação, Riachense-Cartaxo, U. Almeirim-Pego e Benavente-Coruchense.