As cerimónias comemorativas do 1 de Março, Dia de Tomar, vão contar com a já habitual sessão solene da Assembleia Municipal, na qual será homenageado um conjunto de pessoas e entidades do concelho que se distinguiram em diversas áreas.
Assim, a medalha de honra do Município (grau ouro) será atribuída aos onze mordomos da Festa dos Tabuleiros desde a sua renovação em meados do século passado, parte dos quais a nível póstumo. A medalha de honra será também outorgada ao crítico gastronómico José Quitério. A medalha municipal de mérito (grau ouro) será atribuída ao Grupo de Forcados Amadores de Tomar e ao Sport Club Operário de Cem Soldos. Com a medalha municipal de valor e altruísmo (grau ouro), serão distinguidos o arquitecto José Inácio Costa Rosa e Jaime de Oliveira (antigo proprietário do Cine-Teatro de Tomar, a título póstumo).
A medalha municipal de valor desportivo (grau ouro) será concedida à Associação Cultural e Recreativa de Santa Cita, ao antigo futebolista Ernesto Figueiredo (tomarense que integrou a equipa dos «Magriços» que brilhou em 1966, no Mundial da Inglaterra) e ao halterofilista Carlos Tavares. Serão também homenageados os funcionários do Município e dos SMAS com 25 e 35 anos de serviço.
Vinhos, exposições e tarde infantil – As cerimónias oficiais vão ter início às 10 horas com o hastear das bandeiras na Praça da República e deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais, assinalando a fundação do Castelo Templário há 857 anos. A sessão solene da Assembleia Municipal começa às 10h45 no Cine-Teatro Paraíso, seguindo-se, às 12 horas, no Mercado Municipal, o lançamento da 2ª edição da Carta de Vinhos de Tomar.
À tarde, haverá actividades para crianças das 15h00 às 18h00 no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar. Paralelamente, pelas 15 horas será inaugurada nas montras da Rua Serpa Pinto (Corredoura) a exposição “Thomar since 1160”. A iniciativa do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, em parceria com o Município e a Acitofeba, consiste na reprodução de recortes de jornais desde a publicação do primeiro jornal tomarense, a Emancipação, em 1879 – um século da História do concelho revisitada nas notícias e anúncios da imprensa local,
Uma hora mais tarde, no Complexo Cultural da Levada, nova inauguração de exposição, desta feita com “13 Luas – coletivo de artistas”. Participam Antero Guerra, Carlos Vicente, Claire Josephine, João Alfaro, João Carvalho, Luís Filipe, Luís Sá, Luís Veiga, Sam Abercromby e Saúl Roque Gameiro. Além disto, durante todo o feriado municipal será Dia de Portas Abertas nas Adegas do Concelho, com visitas, provas de vinhos e surpresas no Solar dos Loendros, Casal das Freiras, Encosta do Sobral, Herdade dos Templários e Adega Casal Martins.