O executivo municipal de Vila de Rei aprovou por unanimidade, em reunião ordinária realizada a 7 de fevereiro, a construção da Capela Mortuária de Vila de Rei, aproveitando as instalações da antiga Escola Primária. A construção deste novo equipamento, que se constitui de grande importância por não haver na sede do Concelho nenhum espaço que reúna as condições ideais para o efeito, vai ser realizada através de obras de remodelação e beneficiação do espaço, adaptando-o de forma a que nele seja possível a realização de velórios e missas fúnebres.
Localizada num local de fácil acesso no centro de Vila de Rei, a antiga Escola Primária possui já equipamentos como cozinha e casas de banho, sendo apenas necessário a realização de pequenos trabalhos de adaptação das salas e do espaço envolvente. A Junta de Freguesia de Vila de Rei tinha já um projeto (cedido pela Autarquia) para a construção desta infraestrutura porém, por falta de recursos financeiros próprios e por impossibilidade de integrar este projeto em candidaturas que visassem o seu financiamento, o Município de Vila de Rei decidiu avançar com este empreendimento por considerar que esta constitui uma necessidade premente da população Vilarregense.
O Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, considera que “a construção de uma Capela Mortuária em Vila de Rei, onde a nossa população possa velar os seus entes queridos em momentos difíceis e dolorosos, é uma obra de grande importância para o nosso Concelho. Após contactos com a Junta de Freguesia de Vila de Rei, que não teve possibilidades de incluir o projeto em candidaturas que apoiassem o seu financiamento, optámos, com a sua concordância e encorajamento, avançar com a construção desta importante infraestrutura através de recursos próprios.” A antiga Escola Primária de Vila de Rei, que funcionou recentemente como Residência de Estudantes, encontra-se desocupada há já cerca de seis meses.