Início CULTURA CARTAXO – Câmara leva Baú d’Ideias aos jardins de infância

CARTAXO – Câmara leva Baú d’Ideias aos jardins de infância

Os cinco jardins de infância que vão acolher as iniciativas do Projeto Baú D’Ideias – Vila Chã de Ourique, Lapa, Vale da Pinta, Vale da Pedra e Pontével –, começaram na passada semana a receber os técnicos municipais da área de Educação e Juventude, Cultura, Desporto e Ação Social e Saúde. Jogar com as Palavras, Motricidade Infantil e Mini Chef, são as iniciativas que tiveram início a 23 de janeiro e se vão prolongar até ao final de junho, com sessões diárias. O Projeto Baú d’ Ideias é organizado pela Câmara Municipal, integra-se nas Atividades de Animação e Apoio à Família e assume-se como uma iniciativa educativa que visa contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à educação, assim como, para o sucesso escolar, ao oferecer um conjunto de atividades que estimulem o desenvolvimento global da criança, com enfoque no desenvolvimento de competências de expressão e comunicação, facilitadoras da sua relação social e do processo de aprendizagem.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal e responsável pela área de Educação e Juventude, “a forma participada como a comunidade educativa participou neste Projeto torna-o uma resposta integrada e definida a partir de necessidades concretas da comunidade”. O autarca destaca “em especial, as associações de pais e encarregados de educação que tiveram um papel muito importante na sua conceção, dos diretores de agrupamento, mas também dos profissionais que nos jardins de infância vão acompanhar os nossos técnicos na sua execução”.

O presidente da Câmara afirma que o prolongamento de horário nos jardins de infância, período durante o qual o Projeto vai decorrer, é em muitos casos, “o único apoio que algumas famílias têm, enquanto trabalham. Este deve ser um tempo que permita às crianças brincar, mas também desenvolver competências e adquirir conhecimentos que facilitem a sua integração nos níveis de escolaridade seguintes, e este é um dos objetivos do projeto”.

Referindo a necessidade de promover ações de combate ao excesso de peso, o autarca refere a importância “do enfoque na atividade física e na promoção de hábitos de alimentação saudável, que quisemos colocar neste projeto”. Explicando que o facto de a autarquia ter “agora a possibilidade de contar com uma nutricionista que apoia e fiscaliza as refeições escolares, permitiu-nos desenvolver a iniciativa Mini Chef, que faz também parte de um plano de ação de promoção da alimentação saudável junto das crianças dos nossos estabelecimentos de ensino, que estamos a preparar”. Com duração aproximada de 45 minutos, cada uma das sessões Jogar com as Palavras e Motricidade Infantil conta com um conjunto de atividades que incluem jogos e dinâmicas de grupo, dramatização, mímica ou desenho, leitura e exploração de histórias. O Mini Chef, terá como enfoque jogos e dinâmicas de grupo que permitam às crianças o reconhecimento de diferentes alimentos ou o entendimento do conceito de saúde.

A conceção do Projeto Baú d’Ideias foi desenvolvido em parceria com toda a comunidade escolar, e poderá vir a integrar sessões promovidas por outras entidades, como a GNR ou PSP, a Associação de Proteção aos Animais Abandonados do Cartaxo, a Eco-Cartaxo ou a CLR Project – Intervenção Humanitária e Social em Portugal e África, associações desportivas e coletividades das freguesias.